Servidoras da Aesp participam de ação alusiva à campanha Outubro Rosa

21 de outubro de 2020 - 17:03 # # # #

Em comemoração à campanha do Outubro Rosa, a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, nesta quarta-feira (21), uma manhã educativa com as servidoras da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

Durante o evento, a enfermeira Lirian Kelly Gonçalves, que trabalha no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, falou sobre como prevenir o câncer de mama, quais são os fatores de risco e quais são as formas de tratamento. Além de explicar a importância do autoexame e esclareceu dúvidas das mulheres.

“Esse é um assunto de muito tabu. As pessoas têm medo de falar sobre o câncer ainda, e a gente quer desmistificar esse tabu, porque a nossa intenção é que quanto mais cedo se descubra o tumor, e se inicie o tratamento, maior chance de sobreviver aquela mulher vai ter. É esse o nosso objetivo”, ressaltou Lirian.

Em seguida, as psicólogas da Abips, Janileuza Tomé e Beatriz Correia, realizaram um momento de acolhimento e reflexão sobre o empoderamento feminino e alguns eixos que fortalecem esse movimento.

Rebeca Queiroz, uma das servidoras presente no evento, elogiou a iniciativa. “A manhã de hoje foi uma oportunidade de troca de informações e despertou em mim a necessidade de ficarmos mais atentas aos sinais que o nosso corpo pode apresentar. É importante, como servidora, saber que a instituição se preocupa com a nossa saúde e bem-estar”, declarou.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa é uma campanha internacional que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.