PMCE captura suspeitos e apreende seis armas de fogo no Cais do Porto

21 de outubro de 2020 - 11:53 # # # # # #

Em ação rápida, equipes do 8º Batalhão (BPM) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizaram a prisão de um homem e apreendem dois adolescentes por porte ilegal de arma de fogo. O fato aconteceu na noite dessa terça-feira (20), no bairro Cais do Porto, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. Com o grupo, foram apreendidas uma submetralhadora artesanal, uma pistola e dois revólveres calibre 38, além de várias munições.

As equipes foram acionadas por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para atender uma ocorrência sobre indivíduos armados que estariam disparando em via pública. Imediatamente, a composição do 8º BPM se dirigiu até o local indicado e, ao passarem pela Avenida José Sabóia, avistaram indivíduos suspeitos armados, correndo. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos efetuaram disparos contra a composição, momento em que houve o revide. Um dos indivíduos, um adolescente de 15 anos, foi atingido e socorrido pelos PMs, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Ele foi identificado como Sanderson Daniel Correia de Lima (15), com atos infracionais por lesão corporal dolosa, roubo, roubo de veículo e contravenção penal.

Em seguida, as equipes capturaram outros dois suspeitos. Um adolescente de 17 anos e um adulto, identificado como Denilson Teixeira Braga (20), ambos sem passagens pela Polícia. Com o grupo, foi encontrado uma pistola calibre .40 com 11 munições, um revólver calibre 38 e uma mochila que continha uma submetralhadora artesanal, conhecida como macaquinha, com 17 munições calibre .40. As equipes do CPRaio também fizeram diligências no local até que localizaram o terceiro suspeito que havia fugido da abordagem inicial. Outro adolescente de 17 anos, que já respondia atos infracionais por roubo de veículo e receptação, foi encontrado escondido debaixo de uma carreta que estava estacionada nas proximidades da via. Com ele, foi encontrado mais um revólver calibre 38, com seis munições, além de outras dez que estavam em seu bolso.

Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foram registrados atos infracionais análogos ao crime de porte ilegal de arma de fogo. Para o adulto, foi instaurado um inquérito policial por porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores.

Outra ação

Ainda na mesma noite, terça-feira (20), equipes da Força Tática do 8º Batalhão estavam patrulhando no bairro Cais do Porto (AIS 1), quando apreenderam mais dois adolescentes que estavam circulando armados. Um dos jovens tem 17 anos e já possui atos infracionais por tráfico de drogas e receptação, o outro de 16 anos, tem ato infracional por tráfico de drogas. Com eles, os PMs encontraram uma pistola e um revólver, além de 11 munições, sendo duas deflagradas e um carregador de pistola. Os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi registrado um ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo.