Corpo de Bombeiros alerta para os riscos de queimaduras por águas-vivas e caravelas

21 de outubro de 2020 - 15:36 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS), iniciou o processo de conscientização sobre os perigos do mar. Em especial, os riscos de queimaduras com caravelas e águas-vivas, principalmente na Praia do Futuro, na área de atuação da (1ª CSMAR/BBS), na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) da Capital.

O cabo do CBMCE, Eduardo Benevides, integrante dos guarda-vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, acompanha diariamente ocorrências desta natureza na Praia do Futuro. O militar comentou sobre a importância da prevenção sobre este tipo de queimadura. “Sempre alertamos que a praia, por ser ambiente natural, oferece riscos aos frequentadores. Apesar de ser um local de lazer, é preciso estar atento aos organismos que ali vivem. Alertamos aos pais que as crianças podem se aproximar desses animais e sofrer graves queimaduras. É uma experiência bastante desagradável. É preciso superar uns 20 ou 30 minutos de dor”, comentou o guarda-vidas.

Ainda segundo o cabo Eduardo Benevides, o indicado para aliviar a queimação causada por esse tipo de queimadura é lavar o local com água salgada. Não é indicado utilizar água doce, pois ela pode potencializar a lesão. Se a água salgada estiver resfriada ou gelada, terá um efeito positivo, dando uma analgesia no local. O uso do vinagre também é indicado. Em alguns casos mais intensos, pode ser necessária uma atenção médica especializada.

Confira as dicas para prevenir acidentes:

– Esteja sempre em área protegida por guarda-vidas;
– Pergunte ao bombeiro sobre as condições da água e se há presença de águas-vivas. Se houver, evite entrar no mar;
– Saia da água imediatamente ao avistar águas-vivas;
– Evite entrar no mar sozinho ou à noite;
– Não toque nos animais, mesmo aqueles que estejam aparentemente mortos na areia da praia.
– Se você for queimado, saia imediatamente da água e lave o local apenas com água do mar, sem esfregar as mãos na área afetada.
– A única outra substância recomendável para se colocar na área atingida é o vinagre, que neutraliza a ação da toxina.
– Caso haja grande área de queimadura, ou se surgirem sintomas como vômitos, náuseas, cãibras musculares ou até dificuldade para respirar, é recomendado que se busque uma unidade de saúde para tratamento específico.
Segundo o Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as maiores taxas de reprodução das águas-vivas são registradas no verão. Além disso, o aquecimento global e a pesca predatória que retira organismos competidores também favorecem o aumento da população das medusas.