Secretário Caron visita setores operacionais da Ciops e conhece trabalho integrado da segurança pública

20 de outubro de 2020 - 18:19 # # # # # # # # # # # # # # #

Com o intuito de conhecer a estrutura das coordenadorias que integram a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, visitou, na tarde desta terça-feira (20), as dependências da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O gestor se reuniu com o coordenador da Ciops, coronel Aristóteles Coelho; e com o orientador de célula operacional, o tenente-coronel Teógenes Coelho.

Caron visitou o Núcleo de Despacho, onde estão reunidos profissionais de 13 instituições diferentes, como a Polícia Militar do Ceará (PMCE); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), incluindo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC); Polícia Civil do Ceará (PCCE); Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); Guarda Municipal de Fortaleza (GMF); Defesa Civil de Fortaleza; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus); Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC); Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor); Serviço de Verificação de Óbitos (SVO); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); e Secretaria da Administração Penitenciário (SAP).

“É importante para um gestor conhecer o dia a dia, o funcionamento da Ciops, que coordena toda a parte operacional da segurança pública do Ceará. Então, a gente está ali acompanhando, verificando as rotinas dos processos de trabalho e buscando sempre algo que possa ser melhorado”, destacou o secretário.

O gestor também conheceu o Núcleo de Videomonitoramento da Ciops, que possui mais de 3.300 câmeras integradas e que estão espalhadas por todo o território cearense. É também de forma integrada a esses equipamentos, que a Secretaria da Segurança aplicou o uso de uma inteligência artificial que tem sido uma importante estratégia no combate especialmente aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). A partir da orientação feita pelos operadores da Coordenadoria e da utilização de tais ferramentas, equipes policiais chegam rapidamente aos locais de ocorrências, por meio da formação de cercos inteligentes.

“A Ciops é um exemplo de integração, com a concentração de mais de dez instituições, atuando sob um mesmo controle de acompanhamento das ocorrências. Pretendemos buscar outros parceiros que venham a contribuir com a segurança pública, sempre buscando atuação em conjunto, que se tenha a informação adequada, que se tenha a inteligência e que se tenha planejamento na gestão da segurança pública do Ceará”, revelou Caron.