Policiais militares são treinados para atuar no CPRaio da PMCE

20 de outubro de 2020 - 18:00 # # # # # # # #

A capacitação é promovida pela Aesp e tem uma carga horária de 278 horas aula

Desde o último dia 12, um grupo de vinte e quatro policiais militares participa do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A qualificação tem uma carga-horária de 278 horas/ aula e visa habilitar os profissionais para atuar no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

A capacitação, que tem duração de aproximadamente seis semanas, é ministrada por experientes profissionais do CPRaio e inclui treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem de motocicleta. O curso acontece no estacionamento da Arena Castelão, no autódromo do Eusébio e em outros locais.

“Estamos na segunda semana de curso. Agora eles estão treinando a parte de pilotagem, de frenagem, tem a parte de velocidade que vai ser feita no autódromo do Eusébio, inclusive, e tem a parte de off-road que é o ambiente fora de pista, na areia, na trilha. A questão de transposição de obstáculo também que é importante para que o policial do Raio tenha esse domínio, pois nas abordagens às vezes é preciso transpor obstáculo, como canteiro de rua”, explicou o tenente PM Thiago Aquino, um dos instrutores do curso.

Na programação do treinamento estão previstas disciplinas de tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, entre outros temas que preparam o PM para pilotar motocicletas com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático, abordagens policiais, escolta de pessoas e valores, e apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos. Esta é a primeira turma do Curso Especial de Policiamento com Motocicleta promovida pela Aesp neste ano, desde que o retorno das aulas presenciais foi autorizado pelo Governo do Ceará. Até o final de 2020, outras duas turmas estão previstas para acontecerem. Em 2019, a Aesp formou 13 turmas do CEPM, capacitando 258 policiais.

Protocolo de segurança sanitária

Para garantir a segurança e a saúde do corpo discente e docente do CEPM, a Aesp tomou diversas medidas para que o distanciamento social e as normas sanitárias previstas nos decretos estaduais de combate ao novo coronavírus (Covid-19) fossem obedecidos.

“A primeira medida foi a redução do número de alunos. Nos anos anteriores eram 35 alunos e chegamos a ter turma até com 45 alunos. Também houve um aumento no número de instrutores, justamente para que sejam feitas as oficinas (práticas) com grupos menores de alunos. A gente também ampliou o número de motocicletas no treinamento para que eles passem mais tempo praticando e menos tempo ociosos juntos. Assim cada grupo faz um tipo de exercício e evita que eles fiquem aglomerados”, destaca o instrutor, tenente Aquino.

Medidas como o uso obrigatório de máscaras, de álcool em gel 70% e aferição diária de temperatura também estão entre os protocolos implementados na rotina do curso.