PMCE intensifica abordagens policiais no feriado de Nossa Senhora Aparecida

13 de outubro de 2020 - 16:27 # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) montou uma operação especial em ocasião do feriadão de Nossa Senhora Aparecida, em todo o estado do Ceará, entre os dias 9 e 12 de outubro. Ao final dos trabalhos, foram contabilizadas 57 armas de fogo e oito facas apreendidas, 30 veículos recuperados, além da condução de 111 adultos e 20 adolescentes para realização de procedimentos em delegacias referentes a crimes como de tráfico de drogas, porte ou posse ilegal de arma de fogo, entre outros.

Além disso, a PMCE intensificou os trabalhos com o objetivo de fazer cumprir os decretos estaduais de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Tendo como foco principal o combate a aglomerações irregulares, conscientização da população, bem como coibir quaisquer ações criminosas, os policiais militares atenderam ocorrências simultâneas de aglomerações e perturbação do sossego alheio, dentro das ações integradas com órgãos estaduais e municipais em operação conduzida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Na Capital, o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) realizou saturações nas proximidades da Rua João Cordeiro, na Praia de Iracema, e nos bairros Genibaú e Joaquim Távora, em Fortaleza (CE). Os militares dispersaram pessoas que se aglomeravam indevidamente em estabelecimentos e em via pública, além de reprimir o uso de equipamentos sonoros denominados “paredões”. Na ocasião, as pessoas foram orientadas a retornarem para suas casas e sobre a importância do uso das máscaras de proteção.

Ainda na Capital, destaca-se a ação realizada pelo do 8º Batalhão Policial Militar (8º BPM), nos bairros Varjota, Aldeota e Meireles, onde proprietários de restaurantes foram orientados acerca das medidas sanitárias e o respeito ao decreto estadual vigente. O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) registrou um auto de infração, cinco notificações em estabelecimentos e interdições em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

No interior do Estado, mais precisamente no município de Jijoca de Jericoacoara e Juazeiro do Norte, as fiscalizações foram intensificadas, tanto no que diz respeito à aglomeração de pessoas, quanto em relação à perturbação do sossego alheio. Também na cidade de Saboeiro, estabelecimentos ainda não autorizados a funcionar, como bares e similares, foram fechados como forma de se fazer cumprir a lei.

A PMCE conta com a colaboração da população para cumprir os protocolos de saúde previstos em legislação vigente acerca da prevenção à Covid-19 e esclarece que denúncias de aglomerações de pessoas podem ser feitas por meio do 190.

Assessoria de Comunicação da PMCE