Aesp retoma aulas presenciais nesta terça-feira (13) conforme decreto

13 de outubro de 2020 - 18:01 # # # #

Depois de mais de seis meses sem aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) retomou suas atividades acadêmicas nesta terça-feira (13). O retorno já estava autorizado pelo Governo do Estado desde o mês passado, conforme Decreto Nº 33.737, e a Instituição de Ensino implantou uma série de medidas e protocolos para este momento.

Logo na entrada, aferição de temperatura, totem de álcool em gel 70% e cartazes com a sinalização e orientações de prevenção. Além disso, os horários de aulas das turmas foram alterados para que metade do corpo discente assista às aulas no turno da manhã e o restante no período da tarde.

Segundo o diretor geral da Aesp, coronel Clairton Abreu, a instituição tomou todos os cuidados necessários para que a retomada ocorresse de forma gradual e responsável. “Nós providenciamos testes antecipados para todos os alunos, para todos os professores e servidores. Dividimos os oito grupos (CFPCOPM) iniciais em 16 subgrupos. As duas turmas do CHO em quatro subgrupos para que a gente diminua ao máximo a possibilidade de contaminação e propagação do coronavírus no âmbito da Academia”, explicou o oficial.

Ao recepcionar os alunos para a formatura matinal, o gestor também destacou a importância da colaboração coletiva no combate à Covid-19. “A Aesp está cumprindo todos os protocolos, mas nada disso vai adiantar se vocês não participarem desse processo, observando as regras de segurança e as medidas sanitárias, tanto enquanto estiverem aqui como quando retornarem para suas residências, para os seus cotidianos. Mantenham os seus isolamentos sociais e as regras de prevenção fora da Academia”, ressaltou Clairton.

Tertuliano Santana é aluno do grupo 14 do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficial da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PM – T2) e estava ansioso por este momento. Equipado com máscara e protetor facial, o futuro tenente contou que está animado para concluir o curso. “Com a suspensão das aulas devido ao novo coronavírus, os planos e as expectativas dos discentes também foram paralisados, assim gerando uma enorme ansiedade para nosso retorno. Mas, com a adoção das medidas necessárias por parte da Aesp, a sensação de segurança é nítida, e agora iremos conseguir êxito e finalmente servir a sociedade alencarina”, declarou o aluno.

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica, as salas de aulas, banheiros e outros ambientes de uso coletivo foram adaptados para que todas as normas sanitárias e os protocolos de distanciamento previstos nos decretos governamentais sejam cumpridos. A Aesp também lançou uma cartilha com importantes orientações e regras a serem seguidas pelos discentes para combater a Covid-19.