Polícia Civil captura 12 pessoas em operação realizada na Capital

8 de outubro de 2020 - 17:50 # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) mobilizou, nesta quinta-feira (08), cerca de 90 policiais civis em uma operação policial que teve o intuito de coibir ações criminosas nos bairros pertencentes à Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. Durante as ofensivas, 12 pessoas foram capturadas. A ação foi coordenada pelos departamentos de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Técnico Operacional (DTO) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

As informações sobre os trabalhos policiais foram repassadas em coletiva de imprensa, na tarde de hoje (08), na sede da Superintendência da Polícia Civil, com a presença dos delegados Sérgio Pereira, delegado geral adjunto; Danilo Rafanelle, diretor do DPJC; Rodrigo Jataí, diretor adjunto do DHPP; e Antônio Pastor, coordenador da Core.

Os primeiros a serem presos foram: Cleilson Pessoa Alcântara (28), com antecedentes por integrar organização criminosa, ocultação de cadáver, roubo e posse de drogas; Eric Luidi Cavalcante (19), com passagens por homicídio doloso, integrar organização criminosa, tráfico de drogas, ocultação de cadáver, ameaça e dano; José Edimilson Pereira Filho (31), com passagens por lesão corporal, crime de tortura e roubo; e Francisco Erandir da Silva Pereira Filho (19), sem antecedentes. Os suspeitos foram presos por força de mandado de prisão temporária decorrentes de uma investigação sobre um homicídio ocorrido na região, em abril de 2019.

Conforme apuração, os quatro capturados também são suspeitos de integrarem um grupo criminoso que atua na região e são apontados como autores de um esquartejamento ocorrido em abril deste ano, no bairro Colônia, além de um homicídio ocorrido contra um adolescente, em julho último.

Dando continuidade às diligências, outros quatro homens foram capturados na região. Contra Francisco José Furtado dos Santos (51), com antecedentes por ameaça, roubo e contravenções penais, foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo qualificado. Já contra Jonathan Maxison Santos Sobrinho (22), com antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico, foi cumprido um mandado por tráfico de drogas. Outros dois indivíduos localizados durante a ofensiva foram presos por força de mandados de prisão pelos crimes de estupro de vulnerável (os nomes não serão divulgados para preservar as vítimas).

Outras prisões

Ainda durante os trabalhos policiais, quatro pessoas foram capturadas em flagrante suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas. Alexandro Rocha Alcoforado (36), sem antecedentes, foi localizado em uma residência no bairro Vila Velha (AIS 8). No imóvel, 30 saquinhos de dindim, um cachimbo, 70 gramas de cocaína e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. O homem foi conduzido para o 17° Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Em diligências pelo bairro Barra do Ceará (AIS 8), Gabriel Bruno da Silva Castelo (19), com antecedentes por tráfico de drogas, e um adolescente de 16 anos foram capturados. Com eles, 50 papelotes de cocaína, 24 gramas de pó branco e 112 pedrinhas de crack, uma balança de precisão, cinco aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro foram apreendidos.

A dupla foi conduzida para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Na unidade policial, Gabriel Bruno foi autuado por tráfico de drogas e corrupção de menores. Contra o menor, foi lavrado um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Já Yven da Silva Gonçalves (19) foi preso em flagrante por envolvimento com o tráfico de drogas na região. Os trabalhos policiais seguem em andamento para capturar outros alvos.