Corpo de Bombeiros e Ciopaer da SSPDS atuam em combate a incêndio no Parque do Cocó

6 de outubro de 2020 - 15:52 # # # # # #

Uma união de forças foi necessária para conter um incêndio, registrado nessa segunda-feira (5), no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. Além de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em solo, uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi utilizada. Por meio do imageador infravermelho acoplado na Fênix 02, os profissionais de segurança conseguiram visualizar os locais onde ainda havia focos de incêndios.

O acionamento para a ocorrência aconteceu por volta das 17h30min de ontem. O fogo atingiu uma área situada na altura do bairro Edson Queiroz e se estendia no sentido à região que compreende a Praia do Futuro, na Capital. Foram empregadas guarnições do quartel da 2ª Companhia de Bombeiros do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, sediado no bairro Mucuripe, com o reforço operacional do Quartel Central do Corpo de Bombeiros.

“Na ocasião, a guarnição por terra chegou ao foco que estava a aproximadamente 500 metros da via e fez o combate. Nós sobrevoamos para verificar se havia outros pontos com fogo, mas visualmente não foi possível identificar. Conseguimos ver por meio do infravermelho da aeronave da Ciopaer”, explica o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Jectan de Oliveira, que embarcou na Fênix 02 para orientar os bombeiros militares em terra.

O capitão PMCE Elton Oliveira, relações-públicas da Ciopaer, explicou sobre a contribuição do equipamento para o êxito da ação. “O Flir, imageador infravermelho, permite localizar pontos de calor no terreno. Na Fênix 02 estava embarcado o tenente coronel BM Jectan, que transmitiu para as equipes em solo a localização com precisão dos focos de incêndio, permitindo uso de recursos humanos e materiais mais eficientes”, disse.

O CBMCE utilizou a viatura Auto Incêndio Florestal 01 (AIF 01) dotada do kit para combate a incêndios dessa natureza, que têm como principal função chegar a lugares de difícil acesso onde as viaturas robustas e pesadas não podem alcançar. As chamas foram debeladas por volta de 21 horas. O Parque Estadual do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da capital cearense, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno.