SSPDS encerra campanha setembro amarelo com palestra na Aesp

30 de setembro de 2020 - 16:56 # # # # # # # # # #

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, nesta quarta-feira (30), a palestra “Conhecer para prevenir: estratégias que salvam vidas” para os servidores da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A iniciativa faz parte da programação da SSPDS em alusão ao “Setembro Amarelo”, campanha mundial de prevenção ao suicídio e valorização da vida e que visa discutir e desmistificar a complexidade que envolve esse fenômeno social, para que as pessoas possam atuar de forma eficaz diante dessa violência autoprovocada.

Entre os tópicos apresentados na palestra, a psicóloga Bruna Gadelha, que também é coordenadora da Abips, abordou os mitos e verdades sobre o suicídio, fatores de risco e como identificar os sinais de alerta. ”A gente entende que se a gente consegue conhecer, a gente consegue prevenir. Então, o intuito é trazer estratégias, discussões de uma forma mais leve sobre esse tema que é tão complexo e tão delicado para que a gente possa salvar vidas”, explicou a Bruna Gadelha.

Durante todo o mês de setembro, a Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS promoveu lives interativas para discutir a temática, além de encontros presenciais com profissionais do Sistema de Segurança. Nesses bate-papos foram esclarecidos os principais cuidados que todos devem ter com a saúde mental, como identificar sintomas da depressão e onde encontrar ajuda profissional para tratar dessas doenças.

Sobre a Abips

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), oferece diariamente atendimento psicológico para servidores da Polícia Civil (PCCE), Polícia Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e da Aesp.

Para saber mais informações sobre este serviço e agendar atendimento, os servidores podem ligar para os telefones: (85) 3223.1837 ou (85) 3214-1975.