SSPDS segue programação de lives em alusão ao Setembro Amarelo

29 de setembro de 2020 - 17:55 # # # # # # # # # # # #

“Estratégias de Prevenção ao Suicidio”, com essa temática, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), realizou, nessa terça-feira (28), mais uma live interativa em alusão ao Setembro Amarelo e os principais cuidados que todos devem ter com a saúde mental. A transmissão, que ocorreu por meio do Instagram da SSPDS (@sspds_ce), contou com a participação da psicóloga da Abips, Bruna Gadelha, e da também psicóloga e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alessandra Xavier.

Os cuidados e as estratégias de prevenção ao suicidio foram os pontos que serviram de base para a conversa entre as participantes. Entre os principais pontos debatidos durante a live estão as causas de crises depressivas em profissionais da segurança pública. Tendo em vista que a rotina dos agentes de segurança pública necessita atenção redobrada, os níveis de estresse tendem a aumentar. Com isso, crises e picos de ansiedades se tornam mais frequentes que o normal, tornando fundamental estar sempre atento aos sinais que o corpo apresenta e estar com a saúde mental em dia.

“É importante estar sempre atento. Sinais como ansiedade, pensamentos repetitivos, insônia e crises de irritabilidade podem estar diretamente associados à depressão, podendo chegar, em casos mais graves, a uma crise suicida. Pedir ajuda é fundamental, reconhecer que precisa de apoio é o passo inicial para ter saúde mental. Hoje em dia, se alguém comentar que você precisa de ajuda, de visitar um psicólogo, soa quase que como uma ofensa, precisamos mudar esse pensamento”, afirmou a psicóloga, Alessandra Xavier.

A gestora da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) Bruna Gadelha, salientou sobre a importância do setor para a segurança pública do Estado. “Estamos sempre abertos a ajudar, a prestar todo auxílio para os agentes de segurança pública do Estado. Temos plantões psicológicos e, em alguns casos, realizamos visitas presenciais. É importante acolhermos nossos servidores. Além da Abips da SSPDS, as Polícias Civil e Militar também realizam este tipo de trabalho. A Polícia Civil por meio do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) e a Polícia Militar por meio do Coordenaria de Saúde, Assistência Social e Religiosa da PMCE (CSASR),” comentou a psicóloga.

Primeira edição

A primeira transmissão online, realizada no último dia 17 de setembro e que também ocorreu por meio das redes sociais da SSPDS, teve como convidado o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Edir Paixão, mestre em Saúde Pública e coordenador do curso de atendimento a tentativas de suicídio do CBMCE. Entre os assuntos abordados durante o bate-papo, perguntas sobre como identificar os sintomas da depressão e como agir em um cenário de crise foram esclarecidas.

Interação entre os servidores

Além das lives, a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) segue realizando encontros presenciais com profissionais do Sistema de Segurança. Durante a tarde dessa segunda-feira (28), foi realizada uma palestra para profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, com a temática: Prevenção ao Suicídio e o Auto-Cuidado. Além dos controladores de turno da Ciops, estiveram presentes servidores da Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Pefoce e SAMU.

Durante a manhã desta terça-feira (29), profissionais da Abips foram até o Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) debater sobre a mesma temática. Entre os assuntos debatidos estavam: como agir em meio a um quadro de crise suicida, como reconhecer os primeiros sinais de uma crise e qual o encaminhamento correto para vítimas. Nos próximos dias, servidores da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) também serão visitados pela equipe da Abips.

*A Live foi postada no Instagram da SSPDS (@sspds_ce), e segue disponível para ser assistida.