Mergulhadores do Corpo de Bombeiros participam de instrução sobre comportamento do corpo submerso

25 de setembro de 2020 - 16:40 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da Companhia de Mergulho e Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento (CRM/BBS), realizou na manhã desta sexta-feira (25), um curso de instrução sobre o comportamento do corpo submerso. A instrução, que ocorreu no auditório do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), teve como principal objetivo fundamentar as tomadas de decisões em ocorrências de busca de vítima afogada.

Buscando aperfeiçoar o comportamento em ocorrências de resgate a vítimas com corpos submersos, o médico perito da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), César Lima, instruiu mergulhadores da CMR a aprimorar as técnicas aplicadas no resgate em águas profundas. O treinamento ainda contou com a participação do médico Sanna Roque, especialista em medicina do esporte.

Sanna comentou com os profissionais do CBMCE sobre a parte fisiológico do mergulho, lembrando dos altos riscos que atividade possui e salientado a importância do profissional estar sempre preparado. Entre os temas debatidos no encontro, técnicas sobre barotraumas, embolia traumática pelo ar, narcose entre outros traumas que o mergulhador pode vir a sofrer durante o resgate.

Além do preparo físico, o profissional do resgate precisa estar com o psicólogo preparado para atender este tipo de ocorrência. Tendo em vista que a maioria dos locais não possui boa visibilidade, ou seja, o profissional precisa manter a calma e seguir sempre o que foi treinado, para desempenhar o trabalho com maestria.