Mergulhadores do CBMCE participam do maior evento de limpeza do mundo

21 de setembro de 2020 - 17:57 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da Companhia de Mergulho de Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento (CMR/BBS), participou na manhã desse sábado (19), do World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza). O evento ocorre desde 2008 e engloba mais de 180 países. No Brasil, foram mais de 320 mil voluntários espalhados por 1.200 cidades. O evento visa combater o problema global de resíduos sólidos, incluindo o problema de detritos marinhos.

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é um movimento que teve seu início no ano de 2008 na Estônia, e hoje ocorre em todo o planeta. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) participou da iniciativa com sete mergulhadores da Companhia de Mergulho de Resgate do CBMCE. A equipe de salvamento subaquático realizou a limpeza na praia do Aterro de Iracema, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Durante a ação, foi recolhido algo em torno de dez quilos de objetos, entre garrafas pet e de vidro, diversos sacos plásticos, pneus, além de outros materiais que não são biodegradáveis. A ação tem com principal mensagem, conscientizar a população sobre o abandono de detritos ao mar, causando além de poluição, a perda de diversos biomas marinhos. As algas marinhas são responsáveis por cerca de 80% da produção de oxigênio dos mares, sendo mais um motivo para o zelo com o meio ambiente.