Ações da PMCE na Região Norte resultam em seis capturados e quatro armas apreendidas

14 de setembro de 2020 - 15:34 # # # # # # # # # #

Duas ações distintas realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram nas capturas de seis pessoas e nas apreensões de quatro armas de fogo e drogas, na Região Norte do Estado. As ofensivas ocorreram na última quinta-feira (10) e no sábado (12), nas cidades de Forquilha e Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

Na operação registrada na quinta-feira, após receberem uma denúncia anônima sobre a comercialização de drogas, na cidade de Forquilha, os policiais militares lotados no Comando Tático Rural (Cotar), pertencente ao Comando de Polícia de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), foram até o local indicado para verificar a veracidade da informação. Chegando lá, um adolescente de 14 anos, que responde a quatro atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e um por porte ilegal de arma de fogo, foi abordado.

Com ele foram encontradas 15 gramas de maconha, 15 papelotes de cocaína e uma balança de precisão. Indagado sobre o material ilícito, o jovem informou aos PMs que comercializava o entorpecente naquela região. Em continuidade às buscas, as equipes se deslocaram até outras residências a fim de identificar os outros suspeitos.

Em outra casa, Carlos Matheus Araújo de Lima (23), com antecedentes criminais por homicídio doloso, tráfico de drogas, associação criminosa e receptação, também foi abordado. Com ele foram encontrados um revólver calibre .38, munições, papelotes de cocaína e dinheiro. Com isso, os PMs seguiram para outras residências e mais dois homens foram presos.

Kleyton Myke de Oliveira Andrade (19), com passagens por tráfico de drogas; e Francisco Rian Oliveira Araújo (18), sem antecedentes criminais, foram presos em flagrante. Com Myke foram encontrados mais um revólver calibre .38, munições, 121 trouxinhas de maconha e uma balança de precisão. Já com Rian foram encontrados alguns entorpecentes.

A partir dessas capturas, as diligências se estenderam até a cidade de Sobral e lá mais um envolvido foi localizado. Carlos Henrique Santos Sousa (18), sem passagens pela Polícia, foi preso. Ele estava com duas armas de fogo do mesmo tipo apreendido com os demais suspeitos, mais de um quilo de drogas, duas balanças de precisão e uma máquina de cartão de crédito.

Diante dos fatos, os cinco suspeitos e todo o material apreendido foram conduzidos até a Delegacia Regional de Sobral, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foram autuados em flagrante. Em desfavor do adolescente foi registrado um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Francisco Rian foi autuado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menor. Já Carlos Matheus e Kleyton Myke, foram autuados por tráfico, associação para o tráfico, corrupção de menores e posse ilegal de arma de fogo. Por fim, Carlos Henrique foi autuado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A PCCE segue investigando o caso no intuito de identificar outros partícipes do grupo criminoso.

Outro caso

Ainda no município de Sobral, outra ação realizada pelo Cotar da PMCE resultou na prisão em flagrante de uma mulher, suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. O caso aconteceu no sábado (12), na localidade de Salgado dos Machados, na zona rural da cidade que pertence à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

A equipe recebeu uma denúncia anônima informando que uma mulher comercializava drogas na localidade. A informação apontava ainda que a suspeita dava continuidade às vendas de drogas do esposo que foi preso anteriormente. Os PMs se dirigiram até o local e encontraram Daiane do Nascimento Clemente (19), sem passagens pela Polícia. Após ser indagada sobre a denúncia, ela confessou que tinha droga guardada na casa de parentes. A equipe seguiu com Daiane até o imóvel apontado por ela, onde um tablete grande, pesando cerca de um quilo de maconha, foi apreendido.

Com isso, a mulher e a droga foram encaminhadas até a Delegacia Regional de Sobral, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Daiane foi autuada por tráfico de drogas. Uma amostra do material foi encaminhada para análise na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (88) 3677-4711, da Delegacia Regional de Sobral. O sigilo e o anonimato são garantidos.