CBMCE resgata duas pessoas presas em elevador no bairro Papicu

10 de setembro de 2020 - 16:07 # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (2ª Cia/1º BBM), foi acionado na noite dessa quarta-feira (9) para resgatar duas pessoas que estavam em um elevador. A ocorrência foi registrada em um prédio comercial, no bairro Papicu, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza.

Após ser acionada, a composição da (2ª Cia/1º BBM) se dirigiu rapidamente ao local. As vítimas, que estavam reclusas há aproximadamente 30 minutos, estavam tranquilas e sem ferimentos. O resgate foi realizado rapidamente, mas com bastante cuidado. O 1º tenente Guilherme Veras esclarece alguns detalhes sobre esse tipo de ocorrência. “A NBR 16803/2012 (Norma Técnica) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece que o resgate de pessoas presas no elevador só pode ser feito por técnicos habilitados ou pelo Corpo de Bombeiros. Por se tratar de um resgate que engloba várias técnicas, o profissional precisa estar devidamente capacitado para realizar este tipo de ação”, afirma o comandante do socorro da 2ª Cia do 1º BBM, com sede no bairro Mucuripe.

Recentemente, o efetivo da 1ª Cia/BBS do CBMCE participou do curso de instruções técnicas sobre acidentes com elevadores. A instrução, que envolveu 22 militares, contou com uma parte teórica, mostrando o avanço tecnológico desde a fabricação dos primeiros elevadores, bem como os principais tipos de acidentes e panes. Durante a capacitação, também houve a parte prática, que contou com a observação in loco de uma cabine com a simulação de possíveis panes e suas formas de resolução.