Corpo de Bombeiros do Ceará adquire 23 kits para combate a incêndio florestal

9 de setembro de 2020 - 16:50 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) adquiriu 23 kits de combate a incêndios florestais. Os kits irão contribuir para o fortalecimento das guarnições no Interior do Estado que atuam em ocorrências dessa natureza. Os kits tem como principal função chegar a lugares de difícil acesso onde as viaturas robustas e pesadas não podem alcançar.

Os novos equipamentos são projetados para serem transportados em pick-ups. Essa especificidade possibilitará uma maior agilidade e poder de alcance nas ocorrências, principalmente em incêndios florestais. O comandante geral do CBMCE, coronel Luis Eduardo de Holanda, comentou sobre a nova aquisição da unidade. “A aquisição destes kits de combate a incêndio faz parte de um grande esforço do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para que o CBMCE esteja cada vez mais pronto e preparado para atender a todo e qualquer tipo de demanda que venha a ocorrer”.

“Por serem equipamentos leves, (o kit) pode chegar a qualquer tipo de lugar, tendo em vista que nossas viaturas robustas e pesadas às vezes não conseguem chegar. Os equipamentos estarão presentes em todo o Estado do Ceará, sempre servindo à população”, finaliza o comandante geral do CBMCE. Os novos equipamentos serão utilizados com a finalidade de chegar até o foco do incêndio em vegetação com mais rapidez e com maior efetividade na missão.

O conjunto de combate a incêndio tem capacidade para 400 litros de água, um motor Honda GX 160, 4 tempos, uma bomba Imovilli M35, pressão de 40 Bar (580 psi), uma mangueira de meia polegada com 30 metros de comprimento, além de uma pistola de descarga em aço inoxidável para jato pleno e spray. Esses equipamentos já estão destinados, principalmente, às unidades do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), onde possuem atualmente 13 quartéis.