CBMCE e Fraport Brasil capacitam bombeiros em curso para chefes de equipes em aeroportos

9 de setembro de 2020 - 16:35 # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (6ª Cia/1º BBM), concluiu o Curso de Especialização de Bombeiros de Aeródromo Chefe de Equipe de Serviço (CBA-CE). O curso foi realizado por meio da Organização de Ensino do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (OE-SESCINC) da Fraport Brasil. A iniciativa foi realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

O curso, que teve sua primeira edição sobre o tema ministrado no Brasil, contou com a participação de 16 alunos, sendo 15 bombeiros militares (sete oficiais e oito subtenentes) do efetivo da 6ª Cia/1º BBM – Aeródromo; além da supervisora de bombeiros do aeroporto de Porto Alegre (RS), Fernanda Helena.

O CBA-CE passou a ser exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio de seu RBAC nº 153/2019, para os bombeiros que cumprem escala de chefe de equipe dentro das seções de bombeiros nos aeroportos. O curso foi voltado para o desenvolvimento das competências de liderança e atribuições em um cenário de emergências aeronáuticas e não aeronáuticas. O treinamento contou com aulas expositivas, dinâmicas de grupo e aulas práticas, além das avaliações teóricas e práticas.

Durante todo o curso os alunos foram avaliados constantemente, por meio das atividades desenvolvidas em sala de aula e nas atividades práticas. Os avaliadores da Anac também se fizeram presentes desde o primeiro dia de atividades para auditar o conteúdo e a dinâmica do curso.

No encerramento, o 1º tenente QOABM José Cláudio de Almeida Silva, em nome da unidade militar, agradeceu à Fraport pela realização do curso e comentou sobre o treinamento. “Esse curso, após finalizado, é de suma importância para que cada participante aqui presente possa desempenhar a função de chefe de equipe de serviço em qualquer seção de bombeiros de aeroportos. Primando pela excelência no atendimento às ocorrências, sempre com muita agilidade e qualidade no serviço prestado.” pontuou o oficial.