Videomonitoramento auxilia PMCE na captura de trio e nas apreensões de armas na RMF

4 de setembro de 2020 - 15:44 # # # # # # # # # # # #

Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturaram três suspeitos, na tarde dessa quinta-feira (03), após uma ação ostensiva realizada no município de Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. O trabalho policial contou com a colaboração de operadores do Núcleo de Videomonitoramento e de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ambos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Durante a ofensiva, duas armas de fogo, mais de cem munições, drogas e coletes balísticos foram apreendidos.

As equipes da Força Tática (FT) da 1ª Companhia do 15° Batalhão de Polícia Militar, do Pelotão de Motos e do Comando Tático Motorizado (Cotam) realizavam patrulhamento ostensivo pela cidade, quando foram acionados, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para checar uma ocorrência de homens armados em um matagal localizado no bairro Gruta. Ainda conforme os dados da ocorrência, um dos envolvidos seria o chefe de uma organização criminosa no local. Na ocasião, os operadores do Nuvid visualizaram os indivíduos e repassaram as informações para as composições.

Quando os PMs chegaram ao endereço indicado, foram recebidos a tiros e revidaram à ação criminosa. Durante a ofensiva pela região, dois adultos e um menor foram capturados. Foram apreendidos uma pistola calibre 380, um revólver cal.38, dois carregadores de pistolas, dois coletes balísticos, 120 munições de calibre 380,.38 e .45; nove aparelhos celulares e 14 gramas de maconha.

Os suspeitos foram identificados como Renato Freitas de Oliveira (33), com passagens por homicídio doloso, tentativa de latrocínio, posse e porte ilegal de arma de fogo, roubo, furto, desacato, crime contra a administração pública e crime de trânsito; Marcos Venicius Sousa Lima (24), com passagens por tráfico de drogas; e um adolescente de 17 anos.

O trio e todo o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Eusébio. Na unidade policial, os maiores foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio doloso contra os profissionais de segurança e por integrar organização criminosa. Marcos Venicius foi autuado também por corrupção de menores. Já contra o adolescente foi lavrado um ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio. O procedimento foi transferido para a Delegacia Metropolitana de Aquiraz que dará continuidade às investigações.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); e para o número (85) 99747-7763 que é o WhatsApp da Delegacia Metropolitana de Aquiraz, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.