BPMA da PMCE e órgãos de fiscalização desativam chiqueiro irregular em Fortaleza

31 de agosto de 2020 - 17:19 # # # # # # # # # # #

Um trabalho de fiscalização realizado por uma composição do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), unidade especializada da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou na prisão de um homem de 27 anos e na desativação de um curral de porcos que funcionava de forma irregular. O trabalho ocorreu na sexta-feira (28), na região do Caça e Pesca – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. A ação teve o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Com o intuito de averiguar pocilgas irregulares localizadas no poligonal do Parque Estadual do Cocó, na Unidade de Conservação e Proteção Integral, os agentes realizaram um trabalho de monitoramento na última sexta (28), pois as únicas atividades permitidas dentro desses centros são de pesquisa científica, turismo ecológico e educação ambiental. Durante a operação, um chiqueiro que estava funcionando sem permissão foi localizado.

Mais de 100 porcos em condições inadequadas de manejo, galões contendo vísceras e ossadas de animais foram encontrados. No ambiente, continham ainda fezes e um fogareiro, que servia para queimar os pelos dos animais. Diante dos fatos, o proprietário do local foi conduzido pelas equipes da PMCE para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Ele foi autuado em flagrante por crime ambiental com agravante para poluição por lançar resíduos líquidos em desacordo com as exigências estabelecidas em lei, além da falta de licença para funcionamento do local.

A Polícia Civil ressalta que a população pode denunciar casos de crimes ambientais na unidade especializada. A DPMA funciona no Complexo das Delegacias Especializadas (Code) da PCCE, localizado na Rua Professor Guilhon, nº 606, bairro Aeroporto. O atendimento ao público é feito das 8h às 17h. O telefone da especializada é o (85) 3247-2630. A DPMA possui área de atuação em Fortaleza e Região Metropolitana da Capital. As denúncias também podem ser realizadas para o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) de Fortaleza, pelo número (85) 3101-3545. O sigilo e o anonimato são garantidos.