Polícia Civil cumpre em torno de 300 mandados contra organização criminosa durante Operação Aditum III no Ceará

27 de agosto de 2020 - 10:54 # # # # # # # # # # # #

Em torno de 300 mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) em território cearense, na manhã desta quinta-feira (27). A ofensiva “Aditum III” foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e teve como objetivo desarticular a estrutura de um coletivo criminal com atuação no Estado. Foram cumpridas decisões judiciais por integrar organização criminosa contra pessoas que já possuíam antecedentes criminais por homicídios, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Três armas de fogo e drogas foram apreendidas durante as ações ocorridas em 33 municípios. No total, 143 mandados de prisão foram cumpridos.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa, no auditório do Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro Aeroporto, em Fortaleza. O delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso; o delegado titular da Draco, Harley Filho, e os delegados adjuntos, Klever Farias, Alisson Gomes e Alceu Viana; e o diretor Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil, Fernando Menezes, participaram das entrevistas.

As duas fases anteriores da Aditum, ocorridas no dia 21 de março de 2019 e 12 de março de 2020, resultaram nos cumprimentos de 142 mandados ao todo. Os indícios colhidos no decorrer das duas ofensivas, que tiveram organizações criminosas distintas como alvos, subsidiaram os trabalhos deflagrados na manhã de hoje.

“É importante dizer que essa operação é fruto da coleta de informações oriundas de operações anteriores. Durante as demais fases da Aditum, a Draco coletou dados de celulares e de mídias, além de depoimentos, e passaram a investigar novos fatos que resultaram no desenvolvimento da fase 3. Foram prisões de pessoas que exercem funções importantes nessa organização criminosa e, a partir de agora, a Polícia Civil certamente coletará mais informações que advirão fases seguintes”, reforçou Rattacaso.

Entre os alvos que tiveram mandado de prisão cumprido durante a operação desta quinta-feira, 43 estavam em liberdade. Desse número, cinco possuem cargo de chefia, entre eles, um peruano e um homem suspeito de gerenciar o armamento do coletivo criminal. “Nós identificamos algumas pessoas que ocupam cargos de chefia, e entre eles, destacamos duas pessoas que foram presas. Um deles é um peruano no qual existem investigações pretéritas e que é suspeito de tráfico internacional de drogas. Bem como uma segunda pessoa que ocupa um cargo conhecido por geral das armas. Ou seja, ele é responsável por armazenar o armamento da referida organização criminosa”, revelou Harley Filho.

Além dessas prisões, foram cumpridas 106 decisões judiciais no interior do sistema prisional cearense. Entre os que já estavam recolhidos, estão 25 homens suspeitos de ocuparem cargos de chefia. As equipes seguem nas ruas com o objetivo de cumprir outros mandados em abertos. “As capturas que efetuamos não são apenas de pessoas que estão na base desse grupo criminoso. Nessa fase, nós fomos mais além, ou seja, nós mapeamos toda a cadeia hierárquica e a atacamos. Membros de todos os níveis dessa organização criminosa foram capturados , explica Harley.

No total, 350 policiais civis foram empregados na operação. Além da Draco, a ofensiva teve a coordenação do Departamento Técnico Operacional (DTO) da PCCE, com a participação de equipes dos departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Recuperação de Ativos (DRA), de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Metropolitana (DPJM), do Interior Sul (DPJI Sul), do Interior Norte (DPJI Norte), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.

“Operação Aditum” cumpre 46 mandados de prisão contra integrantes de organização criminosa no Ceará

Polícia Civil deflagra “Operação Aditum II” e cumpre 96 mandados de prisão contra integrantes de organização criminosa no Ceará