Polícia Civil do Ceará participa de operação conjunta contra grupo que aplicava golpes online

26 de agosto de 2020 - 17:29 # # # # # # # # #

A ofensiva foi coordenada pela Polícia Civil do Estado do Piauí e cumpriu mandados no Ceará, Piauí e Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) participou, na manhã desta quarta-feira (26), de uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Piauí (PCPI) contra um grupo criminoso investigado por uma série de condutas relacionadas a compras fraudulentas com cartões de crédito de terceiros. Além do Ceará e do Piauí, mandados de prisão e também de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) no estado carioca. Em território cearense, foram empregadas equipes de investigadores do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM).

A Operação Saldo Fraudulento foi coordenada a partir de um inquérito policial conduzido pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Piauí. Os carders, como são popularmente chamadas as pessoas envolvidas nesse esquema, acessam dados bancários e pessoais das vítimas. A partir dessas informações, eles realizam compras online, fazem solicitações de segunda via de cartões e empréstimos, gerando prejuízos a pessoas físicas, comerciantes e ao sistema financeiro.

No total, foram cumpridos cinco mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão nos três estados. Em território cearense, a ação ocorreu no Centro de Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4). Os policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva contra Ítalo Santos Lima (30); e um mandado de prisão temporária contra Vivyane Fonseca Praciano (26). Todos por crime de estelionato.

Uma terceira pessoa foi conduzida, sendo um homem de 40 anos que estava com um vasto material, como impressoras e computadores que possivelmente eram utilizados na produção dos documentos falsos. Um inquérito policial por portaria foi lavrado pelo 34° Distrito Policial (DP) visando apurar o fato. Ainda durante as diligências, um veículo de modelo Ford Ka de cor cinza também foi apreendido após ser detectado durante as investigações como o carro utilizado pelos suspeitos durante os golpes.

O diretor de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil do Ceará, delegado Nelson Pimentel, destaca a importância da integração entre instituições de estados diferentes, no intuito de identificar e prender suspeitos envolvidos em crimes que transcendem divisas. “As Polícias Civis de todo o Brasil tem compartilhado diuturnamente informações sobre as ações criminosas dos carders, tanto no que diz a respeito aos crimes propriamente ditos, quanto à presença desses indivíduos nos respectivos Estados. É muito comum que eles tentem sair de seus locais de origem para continuarem as práticas criminosas em outros territórios, tentando furtar-se da ação da Polícia e da Justiça. Com a integração entre as Polícias Civis do Brasil, os mesmos acabam sendo rastreados e presos”, destaca.

A investigação

Segundo relatório de empresas de segurança há uma tentativa de fraude a cada cinco segundos no e-commerce brasileiro. Diversos jovens e pessoas com elevado padrão de vida têm se envolvido nessa prática. “O investigado residente do Rio de Janeiro, de apenas 19 anos, era responsável por subir os links de phishing, capturando os dados de cartões das vítimas, e depois vendia esses dados para investigados do Piauí e de outros Estados. Dois dos investigados naturais do Piauí já haviam sido presos em 2019 também pela prática de estelionato cometido por meio virtual, e uma delas praticou esses novos crimes enquanto cumpria prisão domiciliar em Teresina”, informa o delegado Anchieta Nery, titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) da PCPI.

Durante o período da investigação, foram realizadas diligências em vários estados da federação, como oitivas de vítimas no Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, demonstrando a complexidade que é a repressão de crimes cibernéticos. “Tem sido um desafio para as Polícias Civis alcançar investigados que praticam crimes por meio de um telefone ou da internet. Mas a PCPI tem se destacado nesse tipo de trabalho por todo o ano de 2020 e hoje, com o apoio operacional da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Civil do Rio de Janeiro foram cumpridos cinco mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão”, informa o delegado Matheus Zanatta, chefe da Gerência de Polícia Especializada, unidade que prestou suporte à investigação. A ação policial também contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

A Polícia Civil destaca a importância de que as pessoas que sejam vítima de clonagem de cartões de crédito e demais fraudes financeiras registrem o boletim de ocorrência. Esses dados são analisados e tabulados, gerando novas investigações e colaboração com demais polícias investigativas.

** Com informações da Polícia Civil do Estado do Piauí.