Turista do RJ que desapareceu na Capital é encontrado após mobilização policial

24 de agosto de 2020 - 15:43 # # # # # # # # # # #

Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se mobilizaram para encontrar um turista de 16 anos do Rio de Janeiro, que estava desaparecido desde a noite de domingo (23), na Praia do Náutico, em Fortaleza. Após buscas nos bairros Meireles e Praia de Iracema, nas Áreas Integradas de Segurança 1 (AIS 1) da Capital, o garoto foi localizado hoje (24), por equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da PMCE, em uma churrascaria na região.

O desaparecimento do estudante carioca foi comunicado à Polícia Civil, na noite de ontem, por meio de um Boletim de Ocorrência (BO) feito no 2º Distrito Policial, mesmo prédio que abriga a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur). Após o adolescente dizer aos pais que iria fazer um passeio pela orla da Avenida Beira Mar, os familiares estranharam a demora do adolescente em retornar ao hotel onde eles estavam hospedados. Sem celular ou qualquer outro tipo de contato com o garoto, os parentes procuraram imediatamente a Polícia para reportar o caso.

Na manhã de hoje (24), equipes da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) – unidade especializada em casos envolvendo pessoas desaparecidas – iniciaram as diligências, com o apoio da Deprotur, no intuito de buscar o máximo de informações possíveis que levassem ao paradeiro do turista. A unidade da Polícia Civil compartilhou informações com a PMCE, a Guarda Municipal e a Ciops, para que as equipes ficassem atentas às características físicas do jovem repassadas pela família, bem como a fotografia cedida pelos parentes.

No fim da manhã, os policiais militares lotados no BPTur reconheceram o adolescente pela foto compartilhada e fizeram contato com a 12ª Delegacia do DHPP. De pronto, as equipes da Polícia Civil se deslocaram para o endereço, acompanhados de familiares, para promover o encontro e encerrar mais um caso de pessoa desaparecida na Capital, que contou com o apoio indispensável das forças policiais.

Canais de comunicação

A 12ª Delegacia do DHPP registra os casos de pessoas desaparecidas em Fortaleza e atualiza dois perfis oficiais mantidos nas redes sociais Facebook e Instagram. Por lá, os policiais civis da delegacia atualizam periodicamente os casos investigados pela unidade, com foto e informações sobre a última vez em que a vítima foi vista por parentes e amigos. Diariamente, os perfis recebem mensagens com informações sobre o paradeiro dessas pessoas. As imagens com as fotos dos desaparecidos também costumam circular em diversas outras plataformas on-line, contribuindo para disseminar a informação e a imagem do desaparecido.
Delegacia de pessoas desaparecidas

A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica, no campo Desaparecimento de Pessoa., fornecer o máximo de informações possíveis sobre a pessoa desaparecida e enviar uma fotografia recente.

A população também pode colaborar com o trabalho policial ligando para o número (85) 3257-4807 ou para o (85) 99111-7498, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.

12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
Endereço: Rua Juvenal de Carvalho, nº 1125, bairro de Fátima, Fortaleza/CE.
Telefone: (85) 3257-4807 e (85) 99111-7498
E-mail: 12dp.dhpp@policiacivil.ce.gov.br