Ciopaer encerra formação da segunda turma de operadores aerotáticos de 2020
24 de agosto de 2020 - 17:29 #AS350B2 #CBMCE #Cessna 210 #Ciopaer #EC130 B4 #EC135 #EC145 #Formação #Nivelamento Técnico de Operadores Aerotáticos #PCCE #PMCE #Samu #SSPDS
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) concluiu, na última sexta-feira (21), a formação da segunda turma do curso de Nivelamento Técnico de Operadores Aerotáticos de 2020. Ao todo, 17 profissionais da segurança pública participaram do treinamento. O curso foi dividido em aulas presenciais e treinamentos com educação a distância (EaD), do dia 10 ao dia 21 deste mês. Entre as disciplinas ministradas no curso, estiveram presentes atividades como Salvamento Aquático, Segurança Operacional e Técnicas de Policiamento Aéreo.
Muitas vezes, os heróis dos filmes de ficção surgem dos céus, sempre com superpoderes antes nunca vistos pela humanidade. Na vida real, os profissionais da Ciopaer realizam missões semelhantes, também surgindo dos céus trazendo ajuda e socorro para quem precisa. Na última sexta-feira (21), profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) participaram do encerramento da segunda turma do curso de Nivelamento Técnico de Operadores Aerotáticos de 2020. O curso que teve seu início no dia 10 de agosto, se estendeu até a última sexta-feira (21), formando 17 profissionais das vinculadas citadas.
Por se tratar de uma coordenadoria multifacetada, as disciplinas ministradas no curso abrangem diversas áreas de atuação. Atividades como educação física, salvamento aquático, segurança operacional, técnicas de policiamento aéreo e tiro defensivo embarcado, noções de abastecimento de aeronaves, equipamentos especiais, técnicas de resgate no plano vertical e regulamentação fizeram parte do curso. Todas foram praticadas repetidamente, buscando sempre a execução perfeita durante a atuação.
As aulas práticas foram executadas na base da Ciopaer em Fortaleza, no Aterro da Praia de Iracema, no Batalhão de Busca e Salvamento do CBMCE e na Serra de Maranguape. O relações-públicas da Ciopaer, capitão PM Elton Oliveira, comentou sobre o nivelamento. “O treinamento constante é imprescindível. O operador aerotático deve estar sempre preparado para a missão que for acionado. Na maioria das vezes, a Ciopaer atua em missões complexas e que envolvem muito risco. Por isso, o nivelamento está previsto no nosso manual de segurança operacional e ocorre anualmente”, explica.
Atualmente, a Ciopaer possui quatro bases fixas em território cearense. Sendo uma em Fortaleza, e outras três em Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. A coordenadoria dispõe de dez aeronaves, sendo nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210. No total, 165 profissionais de segurança pública compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de 20 profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará.