CBMCE intensifica projeto de Saúde Ocupacional para bombeiros militares no quartel do Conjunto Ceará

24 de agosto de 2020 - 17:45 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), realizou na manhã desta segunda-feira (24), a intensificação do projeto de Saúde Ocupacional. Desta vez, o quartel da 5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (5ªCia/1ºBBM), com sede no bairro Conjunto Ceará, foi o alvo do projeto. Ao todo, 21 bombeiros militares foram examinados.

Com o intuito de rastrear doenças crônicas de atenção básica, com direcionamento para síndrome metabólica, diabetes mellitus e hipertensão arterial, todos que estavam presente na unidade foram examinados. O restante da tropa será examinado na próxima quarta-feira (26). Também foi realizada uma explanação com recursos audiovisuais, informando conceitos, principais sinais e sintomas, e quais as possíveis complicações clínicas.

O atual comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), tenente-coronel Bonifácio, comentou sobre a ação. “A iniciativa visa chamar a atenção dos bombeiros militares para o risco de doenças crônicas de atenção básica com direcionamento para síndrome metabólica, diabetes mellitus e hipertensão arterial, sempre visando a saúde da nossa tropa. Estamos sempre preocupados com bem-estar do nosso profissional, para que ele possa sempre atuar com excelência, servindo à população”, destacou o atual comandante da BSU.

Após o momento teórico foram colhidos os parâmetros para avaliação clínica, como as medições da pressão arterial e de glicemia aleatória; saturação de oxigênio em repouso, frequência cardíaca em repouso, medição da altura e peso para cálculo do IMC e medição da circunferência abdominal

O coordenador do projeto, que é médico e bombeiro militar, major Campos, comentou sobre como foi o passo a passo da ação. “Os militares identificados com alterações nos parâmetros clínicos foram encaminhados para consulta médica detalhada para confecção do prontuário eletrônico; solicitação de exames laboratoriais, prescrição de medicamentos e marcação de consulta de retorno para prosseguimento do acompanhamento”, informou o oficial que coordena o projeto de Saúde Ocupacional do CBMCE.

Ao todo cinco bombeiros militares foram identificados com alterações importantes na glicemia ou pressão arterial, sendo que três deles não tinham consciência da sua situação e já iniciaram investigação para tratamento clínico. A equipe do projeto de Saúde Ocupacional do CBMCE/BSU foi composta pelo major Campos, pelo tenente Mendes e pela soldado Loretha.