DCTD usa cães farejadores em ação de prevenção contra o tráfico de drogas em Fortaleza

21 de agosto de 2020 - 17:19 # # # # # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de uma ação da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), usou cães farejadores que atuam no Núcleo de Operações com Cães (NOC) da especializada em uma ação de prevenção contra o tráfico de drogas. A iniciativa ocorreu na manhã desta sexta-feira (21), no terminal rodoviário, localizado no bairro Messejana, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3). Os passageiros, as malas, os ônibus e vans intermunicipais e interestaduais foram verificados pelos agentes caninos.

A ação preventiva da Polícia Civil tem a finalidade de coibir que grupos criminosos que atuam com o tráfico de drogas utilizem os serviços rodoviários para realizar o transporte de entorpecentes tanto dentro do Ceará como aqueles oriundos de outros estados. Durante a vistoria, os policiais civis da DCTD inspecionam veículos, bagagens, passageiros e carros particulares que se encontram dentro do terminal rodoviário. Todo o serviço é feito com ajuda dos cães farejadores que fazem parte do efetivo do NOC.

As abordagens policiais são baseadas em informações do serviço de inteligência da delegacia especializada com vistas à segurança de passageiros e motoristas, assim como dos funcionários das rodoviárias. A DCTD conta com canais de comunicação direta de denúncias por meio dos quais a população pode compartilhar informações que tenha conhecimento acerca do tráfico de drogas no Ceará. As denúncias podem ser feitas para os números (85) 3472-1550 ou o WhatsApp (85) 98895-5749, por onde podem ser enviadas mensagens de texto, áudio e vídeo. A Divisão também está no Instagram pelo perfil @dctd.ce.oficial.

Cães da DCTD

O Núcleo de Operações com Cães da DCTD foi inaugurado no dia 28 de junho de 2019 e conta com o trabalho de três cães, sendo dois pastores belga malinois e um labrador. Todos devidamente adestrados e prontos para o trabalho policial. Além dos cães, o núcleo é composto por cinco policiais civis, que são treinadores e condutores dos cães de faro.

Os policiais civis são formados nos cursos de Cinotecnia e de detecção de substâncias do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além de terem feito o curso de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os agentes possuem passagens também pelos cursos de Cinotecnia do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e de Cinotecnia em Ambiente Prisional, promovido pelo Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC) da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) do Estado do Rio Grande do Norte.