Ciopaer/SSPDS, DTCEA-FZ e Fraport Brasil realizam seminário sobre Operação de Drones

21 de agosto de 2020 - 13:29 # # # # # #

Alguns equipamentos tecnológicos se tornaram mais acessíveis nos últimos tempos. Acompanhadas dessa facilidade, algumas situações de riscos também se fazem presente. É o caso da utilização das aeronaves não tripuladas, os conhecidos drones. Pensando nisso, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ) e a empresa Fraport Brasil, que administra o Fortaleza Airport, promovem o seminário online “Operação de Drones em Fortaleza-CE”. A iniciativa ocorrerá na próxima terça-feira, dia 25 de agosto, às 9 horas.

O público-alvo são as pessoas em geral que utilizam esses equipamentos, mas especialmente os profissionais de imprensa que operam os drones para a captação de imagens. “Nós recebemos um Relatório de Prevenção, que é uma ferramenta para identificar perigos à atividade aérea, e nele verificamos que havia uma aeronave não tripulada em espaço aéreo proibido. Então, estamos realizando essa ação de conscientização para evitar acidentes aeronáuticos. A medida não se restringe apenas à Ciopaer, mas também à aviação como um todo”, explica o major PMCE Cleriston Oliveira, que é oficial de Segurança de Voo da Ciopaer.

O Relatório de Prevenção (RELPREV), que o oficial cita e será um dos assuntos da palestra, é uma ferramenta proativa de segurança de voo prevista no manual de gerenciamento de segurança operacional da Coordenadoria. Ele visa identificar os perigos associados à atividade aérea, permitindo a participação de todos os servidores no gerenciamento da segurança da unidade. Após o relato, a Ciopaer aplica uma matriz de gerenciamento de risco e verifica quais são as medidas que poderão ser adotadas. No caso em questão, a Ciopaer, o DTCEA-FZ e a Fraport Brasil se reuniram para a realização do seminário. Mas as ações também podem se estender à emissão de alertas de segurança, à realização de mudanças em procedimentos operacionais, e em casos mais extremos, até ao cancelamento de operações aéreas.

Além do RELPREV, durante o seminário também serão abordados temas como “No Fly Zone”, assuntos pertinentes ao espaço aéreo, legislação e sanções para voos irregulares de drones.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever gratuitamente clicando aqui ou apontando a câmera do celular para o QR Code presente na imagem de divulgação. Por meio desse contato com o público-alvo, a Ciopaer realizará, posteriormente, outras divulgações de segurança de voo.

A transmissão do seminário ocorrerá por meio do canal no Youtube da Ciopaer Ceará. Basta clicar no aqui e acessar a página.