Cinco armas de fogo foram apreendidas pelo Cotam da PMCE na Capital e RMF

20 de agosto de 2020 - 15:39 # # # # # # # # # #

Durante ações distintas realizadas por equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará (BPChoque/PMCE), cinco armas de fogo foram apreendidas, sendo três em Caucaia e duas em Fortaleza. As ocorrências aconteceram nessa quarta-feira (19) e culminaram ainda nas prisões de dois adultos e na apreensão de um adolescente.

Quando os militares especializados passavam pelo bairro Marechal Rondon, no município de Caucaia, eles avistaram um homem e uma adolescente andando pela rua em atitude suspeita. Na abordagem, a PMCE encontrou um revólver calibre 38. O suspeito identificado por André Luís dos Santos Tavares (18) informou que a arma era alugada e estava sob a sua responsabilidade. Ele alegou ainda que a mantinha, pois vinha sofrendo ameaças.

A partir disso, os militares seguiram até o endereço indicado como local de aluguel do armamento, situado na mesma região. Por meio de buscas no interior da propriedade, foram encontradas outras duas armas de fogo, sendo outro revólver calibre .38 e uma pistola calibre .380. Não havia ninguém na residência.

Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC). A jovem de 14 anos foi ouvida como testemunha e liberada. Já André Luís foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, por integrar organização criminosa e por corrupção de menor. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 18º Distrito Policial (DP), segue investigando o caso a fim de identificar outros envolvidos no crime.

Outro caso

No mesmo dia, no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, equipes do Cotam abordaram outros dois indivíduos em atitude suspeita, que estavam parados próximos a um veículo estacionado na rua. Foi realizada a busca pessoal e nada de ilícito foi encontrado com a dupla. No entanto, os PMs também revistaram o veículo, e nele foram encontradas seis munições de calibre .38.

Os suspeitos foram indagados sobre o material, e o adolescente de 17 anos, afirmou ser o proprietário do carro. As equipes seguiram até a residência do jovem, onde foram localizadas duas pistolas, sendo uma calibre .40 e a outra calibre .380.

O suspeito de 17 anos, que não possuía passagens pela Polícia, foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi registrado um ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo. O adulto, identificado como Guilherme Silva Bernaldo (20), que não tinha antecedentes criminais, foi encaminhado até o 32º Distrito Policial da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.