Cotam da PMCE realiza prisões por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas na Capital
14 de agosto de 2020 - 16:58 #ações ostensivas #Armas apreendidas #Cotam #PMCE #Prisões
Somente no dia de ontem, o Comando Tático Motorizado (Cotam), pertencente ao Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizou as prisões de dois homens, em ações distintas, por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. As capturas aconteceram nos bairros Mondubim e Vila Manoel Sátiro, ambos na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza.
O primeiro caso ocorreu durante patrulhamento no bairro Mondubim. A equipe trafegava pela rua Wenfredo Melo, quando avistou um indivíduo sentado ao lado de um imóvel, fazendo uso de entorpecente. Diante disso, os PMs abordaram o suspeito. Durante a busca pessoal, foram encontradas dez balinhas de maconha, embaladas e prontas para comercialização. O homem foi indagado sobre o material ilícito e confessou que traficava na região.
Ele ainda informou que tinha mais drogas e uma arma de fogo em sua residência. Com isso, os policiais militares o acompanharam até o local para averiguar. Chegando lá, o suspeito mostrou onde estava a arma, um revólver calibre .38, com dez munições. Também foram encontradas várias porções de maconha e uma balança de precisão, escondidas dentro de uma caixa de som, além de uma quantia em dinheiro.
O suspeito, identificado como Lucas Aderaldo Pereira (25), que possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, desobediência, organização criminosa e corrupção de menores, confessou que o dinheiro encontrado era proveniente da venda de drogas. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado até o 8º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A PCCE segue investigando o caso a fim de identificar outros envolvidos no tráfico local.
Outro caso
No mesmo dia, outra equipe do Cotam da PMCE realizou a prisão em flagrante de Anderson Aderaldo Rodrigues (22), que possui passagem por roubo. Dessa vez, ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. O caso aconteceu no bairro Vila Manuel Sátiro, em Fortaleza.
Na ocasião, a composição foi averiguar uma denúncia de venda de drogas às margens de uma lagoa da região. Chegando ao local, os PMs encontraram um suspeito, que foi questionado sobre a comercialização de drogas. Ele confessou que não tinha mais nada em sua posse, mas que teria dinheiro oriundo da venda de entorpecentes em sua residência.
Desta forma, os PMs o acompanharam até lá. Indagado sobre algum material ilícito que poderia ter em casa, o suspeito informou que escondia um revólver calibre .38, com nove munições. O homem entregou a arma aos militares, que foi apreendida. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido até o 19º Distrito Policial (DP) da PCCE, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil investiga o envolvimento dele com o tráfico de drogas.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o telefone (85) 3101.2950, do 8º DP; e para o (85) 3101.4910 do 19ºDP. O sigilo e o anonimato são garantidos.