Ciopaer realiza transporte aeromédico de criança de Juazeiro do Norte para Fortaleza

8 de agosto de 2020 - 17:29 # # # # # #

Uma criança de seis anos foi transportada, nessa sexta-feira (07), por profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), após se engasgar com um caroço de fruta. O trajeto entre um hospital localizado no Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), até Fortaleza, durou cerca de duas horas de voo. O acionamento da aeronave se deu a partir de um agravamento clínico da paciente.

De acordo com os médicos que atenderam a ocorrência, a menina desmaiou após engolir o caroço de fruta e ter hipóxia, quando há ausência de oxigênio. O quadro evoluiu para uma obstrução pulmonar, sendo necessário a transferência imediata. Após o acionamento, a aeronave Fenix 06 deixou a base em Juazeiro do Norte e foi até o ponto indicado, no Crato.

De lá, a paciente foi levada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o helicóptero, que seguiu voo. Durante todo o trajeto, a criança recebeu medicação e todo o suporte necessário. Já na Capital, ela foi encaminhada para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde se encontra em atendimento médico.

Transportes aeromédicos

Helicópteros da Ciopaer são dotados de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados. Somente neste ano, 46 transportes aeromédicos já foram realizados pela Ciopaer.