Membros do Comitê Gestor do Proteger se reúnem e traçam estratégias de atuação integrada

7 de agosto de 2020 - 18:18 # # # # # # #

Com o objetivo de debater sobre os resultados positivos alcançados pelo Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) e as ações integradas que serão realizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e seus seis órgãos vinculados, o Comitê Gestor do Proteger se reuniu pela primeira vez, nessa quinta-feira (06), na sede da SSPDS. O programa, que atualmente conta com 32 bases fixas da Polícia Militar do Ceará (PMCE) em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, segue em expansão.

O grupo foi oficializado com a publicação de portaria do secretário André Costa, no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 27 de julho. Além da própria SSPDS, a PMCE, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) integram o comitê. O colegiado será responsável por promover ações integradas no âmbito do Proteger, que já tem trazido bons resultados desde a sua criação, em novembro de 2017, e é uma das principais estratégias que a SSPDS tem utilizado para combater crimes territoriais e fomentar o policiamento de proximidade com as comunidades.

“Hoje, finalizamos a primeira reunião do comitê gestor do Proteger e, com isso, avançamos na execução das ações mais concretas. O encontro foi importante para expormos os resultados positivos já alcançados e debater também sobre os três principais eixos do programa: o policiamento comunitário, realizado pela Polícia Militar; as ações sociais, que conta com o apoio do comitê do Ceará Pacífico, Corpo de Bombeiros, Pefoce e da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS); e o trabalho realizado pela Polícia Civil, por meio da dissuasão focada, que visa o acompanhamento de alvos específicos que atuam nesses territórios do Proteger”, destacou o secretário.

Além do titular da SSPDS, André Costa, compareceram à reunião: o secretário executivo, Paulo Sérgio Braga, e os servidores que representam as vinculadas. São eles: o assessor de Polícia Comunitária (APCom), capitão Messias Mendes, e o capitão Bruno Pereira, ambos pela PMCE; os delegados Leonardo Barreto e Nelson Canito, da PCCE; pela Pefoce, o perito criminal Rômulo de Oliveira e o auxiliar de perícia, Ricardo Filgueiras; o tenente Carlos Baygue do CBMCE; pela Aesp, estiveram presentes o major Carlo Rômulo Matos e o major Heron Araujo; e a gerente de estatística de geoprocessamento da Supesp, Andrea Sousa.

Durante a reunião, André Costa ressaltou a importância de dar continuidade ao trabalho. “Já estamos marcando a próxima reunião para que possamos avançar cada vez mais nas ações concretas, além de estendermos também o convite para os representantes do Ceará Pacífico e do Ministério Público. Essa união é importante para melhorarmos os resultados referentes aos índices desafiadores de violência no Estado. Através do comitê, pretendemos avançar também, na formação dos nossos policiais e em um melhor planejamento integrado entre os órgãos, para que assim, a qualidade e a excelência desse trabalho perdure”, destacou.

Bases do Proteger

O Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) possui bases fixas instaladas em pontos estratégicos da Capital e na Região Metropolitana, que foram criadas visando o combate aos crimes territoriais. Por trás do princípio do Programa, há um trabalho desenvolvido pela (Supesp), que mapeou 70 indicadores como renda, saneamento e educação, além dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), referentes às áreas críticas de Fortaleza. O trabalho é alinhado entre a Prefeitura e o Estado, Polícia e demais instituições que têm agido para melhorar a situação dos microterritórios no município.

Atualmente, Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) contam com 32 bases no total, com previsão de mais 12 a serem instaladas até o fim deste ano. Nessa terça-feira (04), a estrutura fixa à Areninha do bairro Granja Lisboa – Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza, foi inaugurada. Já uma base do Proteger na cidade de Maracanaú (AIS 12), no bairro Maracanãzinho, foi inaugurada na segunda-feira (03).

O Proteger tem várias iniciativas que trazem a participação da população e aproximam cada vez mais Polícia e comunidade, por meio da realização de projetos como “Jogadores da Paz” (futebol), “Lutando Pela Paz” (jiu-jitsu), “Grupo de Infantes Guerreiros da Paz” (pré-militar), “Clube da Melhor Idade” (ginástica laboral para 3ª idade), “Entre Peças e Cordas” (aula de violão), “Cinema na Praça” e “Som na Praça”.