Dupla é capturada pelas Polícias Civil e Militar em posse de sete armas de fogo

7 de agosto de 2020 - 17:38 # # # # # # # # #

Em mais um trabalho das forças de segurança para coibir ações criminosas no Estado, equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturaram, na manhã desta sexta-feira (7), dois homens em posse de sete armas de fogo. A ofensiva ocorreu no município de Maranguape, pertencente à Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. A ação teve apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Após tomarem conhecimento sobre um homicídio ocorrido, na manhã de hoje (7), as equipes policiais deram início às diligências. Na ocasião, indivíduos entraram na residência de Francisco Jardel da Costa do Carmo (22), localizada no bairro Novo Parque Iracema, e o executaram a tiros na localidade conhecida como Serra Pelada. Após buscas na região, com o apoio de um helicóptero da Ciopaer, os policiais civis da Delegacia Metropolitana de Maranguape e os militares do destacamento da cidade e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) localizaram um acampamento.

Quando chegaram ao local, os policiais militares e civis foram recebidos a tiros e revidaram à ação, vindo a atingir dois suspeitos. Os detidos foram identificados como Rodrigo Ferreira da Silva (21), com passagens por tráfico de drogas, posse irregular e porte ilegal de arma de fogo, e um adolescente de 17 anos, que já possuía um ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso. A dupla baleada foi encaminhada para uma unidade hospitalar, onde se encontra sob escolta policial.

Durante as incursões na região serrana, uma pistola calibre 380, dois revólveres calibre 38, uma arma de fogo artesanal cal. 38, três espingardas cal. 12, 24 munições cal. 38, 18 munições cal. 380, dez munições intactas cal. 12, nove munições intactas cal. 40, um carregador de fabricação artesanal de metralhadora cal. 40, conhecido como “macaquinha”, e um aparelho celular foram localizados. Todo o material apreendido foi conduzido para a Delegacia Metropolitana de Maranguape.

Na unidade policial, um inquérito sobre o fato foi instaurado. Rodrigo foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio doloso, por integrar organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. Já para o menor de idade, foi lavrado um ato infracional pelos crimes de tentativa de homicídio doloso, por integrar uma organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Agora, a Polícia Civil investiga o envolvimento deles na morte de Francisco Jardel e em outros crimes da região.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou ainda para o telefone (85) 3101-2808, da Delegacia Metropolitana de Maranguape. O sigilo e o anonimato são garantidos.