Motocicleta com placa clonada é apreendida após ser detectada pelo Spia

5 de agosto de 2020 - 18:12 # # # # # # # # # #

O Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) segue auxiliando as forças de segurança no combate à criminalidade no Estado. Na manhã desta quarta-feira (5), uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu uma motocicleta que estava com a placa clonada. O veículo trafegava pela Avenida Borges de Melo, no bairro Jardim América, na Área Integrada de Segurança 05 (AIS 5), quando foi interceptada pela composição policial.

A ação teve início após uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da PMCE receber a informação, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que uma motocicleta estaria trafegando com a placa de identificação clonada. Os PMs iniciaram a busca até chegarem ao local exato, sendo orientados por operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops.

Chegando ao ponto indicado, o condutor do veículo foi revistado e nada de ilícito foi encontrado. Indagado sobre a origem da motocicleta, o homem afirmou que a adquiriu pela internet e não sabia da origem ilícita do veículo. O motocicleta e o condutor foram levados para o 11º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi constatada que a moto verdadeira está apreendida no depósito do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

Um inquérito policial por portaria foi instaurado para apurar o crime de adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento. Se condenado, o agente que comete esse tipo de crime pode pegar pena de reclusão de três a seis anos, e multa. O condutor da moto foi ouvido e liberado após prestar depoimento.

A motocicleta foi apreendida para ser devidamente periciada. A Polícia Civil realiza diligência para saber qual é a placa verdadeira da moto apreendida para determinar se se trata de um veículo roubado ou furtado. Sendo proveniente de roubo ou furto, o veículo será entregue ao legítimo proprietário.