Cinco suspeitos são capturados com três armas de fogo em ação da PMCE e Spia

31 de julho de 2020 - 17:27 # # # # # # # # # #

Cinco suspeitos foram capturados pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), após um trabalho realizado com o apoio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nessa quinta-feira (30). Três armas de fogo foram apreendidas durante a abordagem ocorrida na localidade de Outra Banda. O grupo é investigado por homicídios na região e estava em um veículo roubado, que foi recuperado.

As informações foram repassadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), após o veículo ser detectado por meio de sensores do Spia. Com o recebimento das coordenadas, uma equipe da Força Tática do 24º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) diligenciou e localizou o carro de modelo Uno Vivace trafegando em uma via da região. Rapidamente, os PMs abordaram os suspeitos.

Os maiores foram identificados por Francisco Matheus Ferreira de Lima (20), Mailson de Sousa Pereira (20) e Ryan de Sousa Pereira (18). Ao verificarem os antecedentes criminais dos homens, os PMs constataram que todos já respondiam criminalmente. Francisco Matheus já tinha passagem pela Polícia por roubo quando adolescente. Já Mailson possui passagens por tráfico de drogas. Quando adolescente, ele também respondeu a três atos infracionais, sendo dois por traficância de entorpecentes e um por posse ilegal de arma de fogo. Por último, Ryan, já respondeu a nove atos infracionais, sendo três por roubos, dois por porte e posse ilegal de arma de fogo, um por extorsão, tortura, tráfico de drogas e uso de entorpecentes.

Com eles, estavam dois adolescentes de 17 anos. Um deles já responde a um ato infracional por homicídio. No interior do carro, os policiais encontraram ainda dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 380 e carregadores com 36 munições de calibres variados. Os levantamentos preliminares feitos em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apontaram que os homens se preparavam para cometer mais crimes no município.

O quinteto foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Maranguape, onde um inquérito policial e um ato infracional foram lavrados. Todos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, receptação, associação criminosa e por integrar organização criminosa. Os maiores responderão também por corrupção de menor. Os investigadores da Polícia Civil apuram o envolvimento do grupo em crimes contra a vida na cidade.