CBMCE realiza resgate de ave presa a fios no Centro de Fortaleza
29 de julho de 2020 - 17:33 #Ação rápida #ave #Bombeiros #Capital #Resgate
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1º Companhia de Busca e Salvamento (1ª Cia/BBS) realizou, na tarde dessa terça-feira (28), o resgate de um pássaro que ficou preso em linhas de pipa, que estavam entrelaçados em uma árvore. A ação ocorreu no bairro Centro, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), de Fortaleza. Para o resgate, os bombeiros militares contaram com o reforço de uma escada Magirus para alcançar a ave.
Após ser acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma composição da 1ª Cia/BBS tomou conhecimento que um pássaro estaria preso em uma árvore, sustentado em linhas de pipa na Avenida Heraclito Graça, no bairro Centro, em Fortaleza. Devido à posição da árvore, o pássaro foi encontrado de cabeça para baixo e bastante agitado.
A composição chegou rapidamente ao local e iniciou o trabalho de resgate do animal. O pássaro estava em uma posição bastante delicada e demonstrava inquietação. Após realizarem um rápido estudo do local, os bombeiros solicitaram o uso da viatura Auto Escada Mecânica 05 (AEM 05). Com o auxílio do equipamento, os bombeiros conseguiram chegar até o local onde o pássaro estava.
Com os devidos cuidados, os militares conseguiram remover o pássaro, que estava a aproximadamente 30 centímetros do seu ninho. O 1º tenente QOBM Rodrigo Carneiro, que participou da ação de salvamento, comentou sobre o resgate. “A ave estava presa de ponta cabeça e com as patas presas nas linhas. Devido à grande altura (13 a 15 metros), nós usamos a nossa escada Magirus, tendo em vista que se o pássaro caísse dessa altura, ainda preso, seria fatal para o animal. Durante o resgate, notamos que no ninho da ave, tinham dois pequenos filhotes, que dependiam da mãe. Fico feliz que conseguimos resgatar e devolver a liberdade para esse pássaro”, comentou o tenente.
Após retirarem as linhas que estavam presas às patas do animal, os bombeiros realizaram a limpeza de suas penas, deixando-as livres para voar de volta para seus filhotes. A composição que participou do resgate foi composta pelos bombeiros subtenente Márcio, soldados Raul e Nascimento e sargento Bandeira.