CBMCE resgata homem que estava à deriva em caiaque na Praia de Iracema

28 de julho de 2020 - 17:40 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMBCE), por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMar/BBS), realizou, na manhã desta terça-feira (28), o resgate de um homem que estava à deriva em um caiaque na Praia de Iracema, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS) de Fortaleza. A vítima, natural de Juazeiro do Norte, alugou o equipamento para realizar o passeio, mas não conseguiu retornar à praia.

Após tomarem conhecimento do fato, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes da 1ª CSMar/BBS prontamente atenderam à ocorrência, tendo em vista que todo minuto à deriva no mar é arriscado. A equipe de guarda-vidas foi composta pelos soldados Gama, Ruy Filho e Hélder Araújo.

A composição utilizou motos aquáticas durante as buscas. Graças ao trabalho rápidos dos bombeiros militares, o homem logo foi encontrado e trazido para a costa com segurança. A vítima não aparentava lesões, mas demonstrava bastante cansaço, devido ao esforço para retornar à praia.

Orientações

Os cuidados para evitar acidentes em passeios de caiaque são fundamentais, principalmente quando não se conhece a área a ser explorada. Equipamentos de segurança, como capacete, colete salva-vidas, e até mesmo protetor solar (para evitar queimaduras mais intensas) são fundamentais na prática da atividade. Devido o passeio ser realizado no mar, é indicado a presença de um instrutor que conheça bem a área e a movimentação das marés, quais os locais mais calmos para principiantes no passeio e principalmente os primeiros socorros em situações adversas.

Homens são resgatados no mar pela Ciopaer, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos