Pefoce recebe visita do delegado geral da Polícia Civil do Ceará

27 de julho de 2020 - 17:43 # # # # # # # #

O delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcos Rattacaso, esteve na manhã desta segunda-feira (27), com o perito geral, Ricardo Macêdo, na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em Fortaleza. A visita aconteceu em ocasião de uma reunião para alinhamento de demandas pertinentes aos dois órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Além do delegado geral, participaram da visita o delegado Danilo Rafanelle, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), e o delegado George Monteiro, diretor do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM). A comissão da PCCE foi recepcionada pelo perito geral da Pefoce, Ricardo Macedo, pela perita geral adjunta, Verbena Matos, e pelo Diretor de Planejamento e Gestão da Pefoce, Otávio Medeiros. Ao final da reunião entre os gestores, houve uma visita técnica aos laboratórios da Pefoce.

De acordo com o perito geral da Pefoce, o alinhamento entre a Perícia Forense e Polícia Civil é importante para o melhor andamento das investigações de crimes do Estado. “São duas forças irmãs que atuam juntas, uma em função da outra, principalmente, a Pefoce. Então é necessário estar próximo, conversar e andar sempre ladeado para desempenhar o trabalho de combate à violência”, pontua.

O delegado geral da PCCE, Marcos Rattacaso, reforçou a importância de alinhar o trabalho das duas vinculadas. “Fizemos essa visita de cortesia, exatamente, para tratar dos fluxos procedimentais entre a Polícia Judiciária e a Perícia Forense do Ceará. Alinhar o trabalho para dar mais fluidez entre a autoridade policial e os peritos, no que concerne a elaboração de laudos, quesitação, recebimentos de materiais e bem apreendidos”, enfatizou.

Na reunião, foram apresentados assuntos variados no âmbito das investigações de crimes no Estado do Ceará, de um modo geral, na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza. A Pefoce possui oito núcleo de perícias forenses espalhadas pelo Estado. Os núcleos e a sede, em Fortaleza, são responsáveis por realizar as provas técnicas e científicas para subsidiar as investigações realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará. No último ano, em 2019, a Pefoce elaborou 89 mil laudos que foram destinados às investigações de crimes no Estado.

A comissão visitou os laboratórios da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), o Núcleo de Balística Forense, o Núcleo de Perícia em Tecnologia e Apoio Técnico (NPTAT) e o seu Laboratório de Perícias Audiovisuais. Ao final da visita, Ricardo Macedo enfatizou a importância da troca de experiências entre as vinculadas. “É com diálogo e estreitamento das relações das forças de segurança que a gente consegue desenvolver melhor as estratégias para a redução de crimes”, ressaltou.