Corpo de Bombeiros atua em explosão de cilindro de fábrica de refrigerantes

17 de julho de 2020 - 17:42 # # # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionado, na madrugada desta sexta-feira (17), para atuar na explosão de uma caldeira em um galpão comercial no bairro Vila União, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5), em Fortaleza. Além do CBMCE, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram presentes no local. No local do sinistro, funcionava uma fábrica de refrigerantes. Chegando ao endereço, os bombeiros verificaram que o cilindro de uma caldeira havia explodido e o material havia sido arremessado para fora da fábrica de refrigerantes.

As guarnições identificaram um vazamento de gás e rapidamente os bombeiros cessaram o vazamento. Após conter a vazão da substância, os bombeiros resgataram um funcionário que estava preso no local, que logo foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade hospitalar. Moradores próximos ao local, afirmaram que a explosão gerou um barulho muito intenso, gerando fortes clarões no céu com coloração esverdeada.

Guarnições de salvamento, comandada pelo tenente Cabral, e a guarnição de Combate a Incêndio, comandada pelo tenente Marcos, entraram em contato via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) solicitando equipes da Companhia de Gás do Ceará (Cegás) para realizar o reparo do local, assim como uma equipe da Enel, para desligar o abastecimento de energia, evitando assim, possíveis curtos de energia. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também esteve no local isolando a região.

“O cilindro de CO2 foi arremessado da empresa por mais de um quarteirão de distância. Ninguém acredita porque o cilindro rompeu, explodiu, foi pro ar, teve deslocamento de vento e foi projetado um quarteirão depois”, detalha o tenente-coronel Cláudio Barreto, superior de operações do Corpo de Bombeiros.