Semana de Prevenção do CBMCE ultrapassa 350 mil visualizações nas redes sociais

6 de julho de 2020 - 17:57 # # # #

Após o encerramento da 56ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o sucesso foi constatado por meio dos números de espectadores nas transmissões ao vivo (lives). A 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar ultrapassou a marca de 350 mil visualizações ao longo da semana. Em razão do período de pandemia do novo coronavírus, a programação foi online e pelas redes sociais da corporação.

Temas como os primeiros socorros em bebês, a importância dos extintores automotivos e o resgate de vítimas presas em ferragens fizeram parte dos assuntos abordados nas lives. A programação, que iniciou na última segunda-feira (29), trouxe como primeiro assunto os incêndios em vegetação. Além disso, foram repassadas informações importantes sobre a prevenção em afogamentos, assim como esclarecimentos de quais tipos de árvores o CBMCE deve ser acionado para realizar o corte. Os assuntos se estenderam também para a terça-feira (30), quando foram enfatizadas as orientações à população sobre como proceder durante essas ocorrências.

Na quarta-feira (1), os bombeiros militares realizaram um simulado de incêndios em automóveis, quando foram divulgadas informações sobre as principais causas, as formas de prevenção e a importância dos extintores automotivos. Já na quinta-feira (2), os militares do CBMCE realizaram um segundo simulado. Dessa vez, focado no resgate a uma vítima presa às ferragens, após uma colisão entre dois veículos. Durante a live foram repassadas importantes dicas sobre segurança no trânsito, frisando o uso do cinto de segurança e da cadeirinha adequada para crianças no banco de trás.

O encerramento da 56ª Semana de Prevenção pela 1ªCia/3ºBBM (Sobral), na sexta-feira (3), guardou um dos assuntos mais esperados: a desobstrução de vias aéreas em crianças e bebês. O tema é importante principalmente entre as mães de primeira viagem, que não possuem experiência com crianças. A live tirou dúvidas e fez demonstrações, além de indicar qual a melhor forma de desobstruir o canal respiratório em caso de engasgos.

Toda a programação foi planejada e pensada buscando o maior número de pessoas a serem alcançadas, tendo em vista que são assuntos bastante relevantes no dia a dia. Com isso, o Corpo de Bombeiros levou uma mensagem de prevenção a uma grande quantidade de pessoas, o que deverá ser proporcional ao número de acidentes que devem ser evitados com a divulgação em massa desse tipo de informação.

Simultaneamente aos eventos realizados foi desenvolvida uma campanha sobre a prevenção de acidentes domésticos e incêndios em vegetação, que consistia na divulgação diária de um vídeo relativo a cada tema, gravado com o efetivo de bombeiros militares da 1ª Cia/3º BBM. A linguagem objetiva e simples facilitou o repasse da informação, superando as expectativas quanto ao número de visualizações.

Segundo o tenente coronel Moraes, a Semana de Prevenção da 1ª Cia/3º BBM, levando em conta os eventos e vídeos, obteve um total de 357.113 visualizações. “Convém ressaltar que a utilização das redes sociais proporcionou um grande alcance das informações de prevenção, trazendo como consequência a possibilidade de evitar milhares de acidentes”, comentou o oficial, que é o atual comandante da 1ª Cia/3º BBM (Sobral).