PMCE captura nove suspeitos em posse de armas, munições e coletes na Capital e RMF

6 de julho de 2020 - 11:35 # # # # # # # # #

Nove homens foram presos após ações ostensivas serem realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), entre a noite desse domingo (05) e a madrugada desta segunda-feira (06), no bairro Barroso – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza – e em Maracanaú, na AIS 12 do Estado. O trabalho policial foi realizado por equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA). Durante as ofensivas, foram apreendidos nove armas de fogo, mais de cem munições e cinco coletes balísticos.

A primeira ação ocorreu durante patrulhamento pelo Barroso, quando os policiais militares foram informados, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), sobre um veículo modelo Gol de cor branca que estava trafegando pelo local e teria sido utilizado em práticas criminosas na região. O carro foi visualizado e abordado pela equipe. Dentro do veículo, três indivíduos foram encontrados.

Os detidos foram identificados como Orlando Felipe Ferreira Nogueira (20), Francisco Evanilson Nascimento Teixeira (20) e Elenilson Paulino da Silva (18). Após buscas, duas pistolas calibre 380, uma espingarda cal. 12, dois carregadores de pistola, 24 munições intactas cal. 380, sete munições intactas cal. 12, três coletes balísticos e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. Diante disso, eles foram conduzidos junto com o material para o 30° Distrito Policial (DP).

Na delegacia plantonista, o trio foi autuado em flagrante por associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Após os procedimentos sobre o fato serem realizados, eles foram colocados à disposição da Justiça. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) segue investigando o envolvimento deles em outros crimes na cidade.

Região Metropolitana

Já na cidade de Maracanaú (AIS 12), equipes do Raio, com apoio do POG e BPMA, capturaram seis pessoas em posse de armas de fogo, munições e coletes balísticos. A ofensiva se deu no bairro Alto Alegre I, na madrugada desta segunda-feira (06). De acordo com a Polícia, quatro homens foram localizados dentro de um matagal e outros dois escondidos em um telhado de uma residência.

O trabalho policial foi iniciado logo após os PMs serem acionados para checar informações sobre disparos de arma de fogo na Rua 19. Quando chegaram ao endereço indicado, as composições foram recebidas a tiros por suspeitos que estavam tentando fugir do local. Os capturados foram identificados como Fernando Teles da Silva (23), com passagens por associação criminosa, roubo, corrupção de menores e crime ambiental; Erismarques Mendonça dos Santos (40), com passagens por roubo e furto qualificado; Arthur Vinícius Freitas Barbosa (19); Francisco Anderson de Lima (21), Rafael Wesley Silva de Souza (18), Ruan Kessio Farias dos Santos (18).

Com o grupo, foram encontradas uma pistola calibre 380, quatro revólveres cal. 38, uma espingarda cal. 12, 30 munições intactas cal. 380, 44 munições intactas cal. 38, 11 munições intactas cal. 12, quatro munições deflagradas cal. 38, além de dois coletes balísticos e uma quantia em dinheiro. Todo o material localizado e os suspeitos foram levados para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde um inquérito policial sobre o caso foi instaurado.

Os seis presos foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Agora, eles se encontram à disposição da Justiça. O 20° Distrito Policial (DP) será a unidade responsável por apurar o envolvimento deles com organização criminosa da região.