PCCE apreende mais de 3 kg de maconha e prende suspeitos de tráfico de drogas na Capital

30 de junho de 2020 - 15:30 # # # # # # # #

Uma investigação realizada por policiais civis do 30º Distrito Policial (DP) com o objetivo de desmontar um esquema de comercialização de drogas na região do Jangurussu – na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza –, resultou na apreensão de mais de 3 kg de maconha, um automóvel e outros materiais ligados à prática ilícita. A ação foi deflagrada, nessa segunda-feira (29), e contou com o auxílio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Dois homens foram presos e levados à delegacia distrital, onde foi instaurado o procedimento referente ao fato.

O trabalho de apuração policial teve início, na última sexta-feira (26), a partir de denúncias passadas aos policiais civis sobre um veículo modelo Ford Focus, que era utilizado para fazer o transporte e abastecimento de entorpecentes na região. Também foi informado aos investigadores o local onde estariam escondidas as drogas. Após colherem os relatos sobre a prática criminosa, os agentes de segurança organizaram a ação com o objetivo de capturar os envolvidos no crime e apreender os ilícitos.

Na madrugada de ontem, os policiais civis entraram em contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS e passaram a placa do automóvel para verificação do trajeto dele no Spia. O carro foi captado pelos sensores e sua localização foi informada aos agentes de segurança. A equipe foi até o ponto indicado, no bairro Jangurussu, e o avistaram. Foi feita a abordagem, e dois homens estavam no interior do veículo.

Eles foram identificados como Antônio Marcelo Silva Façanha (33), com antecedentes criminais por tráfico de drogas, e Francisco Edgar Teodósio de Carvalho (31), com passagens pela Polícia por roubo e posse de drogas. Os dois passaram por revista pessoal, mas nada de ilícito foi encontrado. Na sequência, foi feita busca no interior do automóvel, momento em que foi achada uma pedra de crack embaixo do banco do passageiro.

Os policiais civis seguiram então até o imóvel situado na Rua Antonivan, onde as drogas estariam guardadas. O local passou por revista e nesse momento foram encontrados oito tabletes prensados de maconha, totalizando 3.204 kg da droga; duas balanças de precisão; materiais utilizados para o embalo da droga; e um caderno com anotações relacionadas à comercialização de entorpecentes. Com base no que foi encontrado, os policiais civis conduziram Antônio Façanha e Francisco Edgar ao 30º Distrito Policial (DP), onde ambos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. As investigações continuam com o objetivo de capturar outros partícipes da prática criminosa.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 98865-2158, que é o WhatsApp do 30º DP, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.