CBMCE de Sobral realiza treinamento de resgate em incêndios

24 de junho de 2020 - 16:37 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou o treinamento de resgate em incêndios, voltado para profissionais da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/3ºBBM). O treinamento ocorreu no quartel sediado em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), e foi destinado para bombeiros que atuam em operações de combate e extinção de incêndios.

Durante as ações de combate a incêndio, podem ocorrer algumas situações que fogem da normalidade da ocorrência, o bombeiro pode ter um mal súbito devido o intenso calor no local, pode ser atingido por alguma parte da edificação em chamas, tendo em vista que a estrutura pode estar fragilizada, ou até mesmo esgotar o suprimento de ar no seu Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (Epra). O bombeiro militar precisa estar preparado para qualquer ocasião, por isso a importância da realização constante de capacitações.

O treinamento consistiu na demonstração de técnicas de rápida execução, quando o bombeiro tem que tomar uma decisão ágil e eficaz, permitindo que um ou dois bombeiros resgatem o companheiro sem maiores dificuldades, utilizando apenas um cabo da vida ou fita de salvamento.

Com a capacitação de resgate em incêndio, é possível conter a propagação de chamas em uma determinada área e, além disso, auxiliar pessoas que estão expostas a riscos. Por esse motivo, é importante manter a equipe de bombeiros militares devidamente treinada e atualizada. É importante que o treinamento de resgate a incêndio seja realizado por um profissional capacitado, como forma de assegurar a correta orientação para todos os profissionais da unidade.