Suspeito investigado pelo desaparecimento de duas pessoas é preso na Capital

16 de junho de 2020 - 18:28 # # # # #

Uma investigação conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na elucidação de um caso e na prisão de um homem investigado pelas mortes de duas pessoas, que estavam desaparecidas na Capital. Marcílio de Freitas Assunção (34) foi preso, na manhã desta terça-feira (16), pela Força Tática da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O suspeito foi localizado em um residencial no bairro Ancuri – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza.

Após o desenrolar das investigações acerca do desaparecimento de duas pessoas em abril deste ano, o DHPP realizou diligências que levaram à localização dos corpos de Carlos Kauã Ferreira Cunha (16) e Francisco Antônio da Silva Flor (19), ambos sem antecedentes criminais. Os corpos foram encontrados no bairro Ancuri, menos de uma semana após a comunicação do sumiço dos dois à 12ª Delegacia do DHPP, unidade especializada em apurar casos de pessoas desaparecidas.

No curso das diligências, após o caso ser transferido para a 3ª Delegacia do DHPP, por se tratar de um caso de homicídio, o departamento especializado identificou os envolvidos no crime e representou pelas prisões cautelares dos suspeitos do duplo homicídio. Na manhã de hoje, os policiais militares deram cumprimento ao mandado de prisão temporária por homicídio qualificado e ocultação de cadáver em desfavor de Marcílio de Freitas – sem antecedentes criminais. Ele é investigado sob a suspeita de ter envolvimento nas mortes das vítimas.

Após a prisão de Marcílio, os PMs o conduziram para a sede do DHPP, onde ele prestou depoimento. Ele foi colocado à disposição da Justiça. A 3ª Delegacia do departamento especializado segue investigando o caso no intuito de capturar outras pessoas envolvidas na ação criminosa, bem como esclarecer a motivação do crime.

Buscas

O DHPP, por meio da 12ª Delegacia, registrou o desaparecimento das vítimas, com a informação de que elas foram vistas pela última vez no dia 9 de abril deste ano. Dessa forma, as equipes policiais deflagraram buscas e aprofundaram o levantamento de informações acerca do paradeiro dos desaparecidos. No dia 15 de abril, equipes do DHPP e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) localizaram os corpos das vítimas carbonizados e com marcas de disparos de arma de fogo, em um matagal na região do Ancuri. O caso passou a ser investigado pela 3ª Delegacia do DHPP, já que a ocorrência se tratava de um caso de homicídio.

Delegacia de pessoas desaparecidas

A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica, no campo Desaparecimento de Pessoa. [http://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/] e fornecer o máximo de informações possíveis sobre a pessoa desaparecida e enviar uma fotografia recente.

A população também pode colaborar com o trabalho policial ligando para o número (85) 3257-4807 ou para o (85) 99111-7498, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.

Serviço

12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
Endereço: Rua Juvenal de Carvalho, nº 1125, bairro de Fátima, Fortaleza/CE.
Telefone: (85) 3257-4807 e (85) 99111-7498
E-mail: 12dp.dhpp@policiacivil.ce.gov.br
Instagram e Facebook: @desaparecidosdhppce