Suspeito é preso após cerco policial realizado com apoio do Spia 

9 de junho de 2020 - 14:22 # # # # # # # # # #

Uma ação que contou com o uso da tecnologia do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) resultou na prisão de um homem após uma perseguição policial, no bairro Jardim das Oliveiras – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. Uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) abordou um veículo suspeito de ser utilizado na prática de roubos na Capital, nessa segunda-feira (8).

Foi durante um patrulhamento pela região do bairro Dionísio Torres (AIS 10), que uma composição da 1ª Companhia do 22° Batalhão da Polícia Militar (1ª CIA/22 BPM) recebeu a informação, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da SSPDS, acerca da localização de um Celta de cor preta, que teria sido utilizado na prática de roubos no dia anterior. Por meio de buscas orientadas pelos operadores da Ciops, o carro foi localizado e os ocupantes tentaram empreender fuga. Houve uma perseguição que se estendeu até o bairro Jardim das Oliveiras.

Durante o fato, um dos indivíduos efetuou disparos de arma de fogo contra a equipe, que reagiu. O condutor, identificado por Francisco Wilison de Oliveira Alves (24), chegou a cruzar semáforos vermelhos, subiu calçadas e a colidiu em outros dois carros. Ele foi atingido na perna durante a troca de tiros e precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), após ser alcançado pela PMCE. Ao verificar os antecedentes criminais, a Polícia constatou que ele já respondia por roubo, associação criminosa, receptação, resistência e corrupção de menor.

Os outros dois suspeitos desembarcaram e fugiram, sendo necessário o emprego de outras equipes para efetuar buscas na região a fim de capturá-los. Wilison foi autuado em flagrante no 13° Distrito Policial (DP) pelos crimes de expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, por transitar em via com velocidade incompatível causando risco a pessoas e por dirigir veículo automotor sem habilitação. Com a prisão, a Polícia Civil agora apura o envolvimento dos suspeitos em roubos. As investigações também ocorrem no intuito de capturar os demais envolvidos.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3101-2050, do 13º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.