Bombeiros auxiliam no resgate de animais em Caucaia e Canindé

9 de junho de 2020 - 18:38 # # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou o resgate de dois animais, nessa segunda-feira (8). Os militares resgataram uma vaca que caiu em um bueiro no município de Canindé, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. Já no município de Caucaia (AIS 11), o salvamento foi de 12 jumentos que estavam presos em um local de difícil acesso, na localidade de Açude de Sítios Novos.

O resgate de animais é uma das inúmeras áreas de atuação do Corpo de Bombeiros do Ceará, por isso, as demandas por esse tipo de ocorrência são comuns. Durante a manhã de ontem (8), equipes da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (3ª Cia/2º BBM) foram acionadas, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Prefeitura Municipal de Caucaia, para realizar o resgate de 12 jumentos. Eles estavam presos em um local alagado, de difícil acesso, na localidade de Açude de Sítios Novos, zona rural do município, o que acabou dificultando o acesso aos animais.

Após estudarem a melhor maneira de realizar o resgate, os bombeiros iniciaram a operação. O resgate durou cerca de 5 horas, até que todos os animais estivessem totalmente seguros e recebessem os cuidados necessários. Além dos bombeiros militares, a operação contou com o auxílio de servidores da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, três laçadores técnicos e um veterinário. A equipe do Corpo de Bombeiros atuou sob o comando do tenente-coronel Osvaldo.

Interior do Estado

Já em Canindé, na parte da tarde, equipes da 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (6ª Cia/3º BBM), com sede em Canindé, foi acionada para realizar o resgate de uma vaca. O animal caiu em um bueiro e ficou presa na tubulação nas proximidades da rodovia BR 020. A ação que ocorreu no bairro Palestina, e contou com o apoio de quatro bombeiros militares.

Uma máquina do tipo carregadeira foi utilizada para auxiliar no resgate, limpando a boca da tubulação e puxando a vaca por meio de uma amarração feita pela guarnição. O maquinário pertence a uma cerâmica local, que possui parceria com a corporação por meio do Plano de Auxílio Mútuo de Canindé (PAM – Canindé). Apesar da queda, o animal se encontrava sem ferimentos aparentes e logo foi devolvida ao seu proprietário. A guarnição que realizou o resgate foi composta pelo subtenente Viana, cabo Eranílson, soldado Ryan e o soldado Darlan.