Polícia Militar apreende armas e recupera veículo durante buscas aos suspeitos de latrocínio contra subtenente do Bope

6 de junho de 2020 - 18:57 # # # #

Duas armas de fogo foram apreendidas e um veículo roubado foi recuperado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), neste sábado (6), no bairro Mondubim – na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9). Um dos armamentos apreendidos estava em poder de um dos suspeitos de envolvimento na morte do subtenente do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Francisco Augusto da Silva (46), ocorrida na manhã de hoje no bairro Vila Manoel Sátiro, também na AIS 9. O trabalho policial contou com o auxílio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

Equipes da Polícia Militar foram acionadas no início da manhã, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para atenderem a uma ocorrência com um PM vítima de lesão à bala na Travessa Joaquim Alfredo, na Vila Manoel Sátiro. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital.

No local do crime, os militares encontraram uma garrucha e uma bicicleta, abandonadas pelo suspeito. Os materiais apreendidos foram apresentados no 32º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Os PMs também foram informados que o infrator fugiu levando duas armas pertencentes ao subtenente e na sequência roubou um automóvel modelo Uno Mille. A partir das informações sobre as características do autor dos disparos e do automóvel utilizado por ele para deixar o local, os policiais deram início às diligências pela região.

Durante as buscas, os policiais localizaram o veículo tomado de assalto pelo criminoso. O carro foi abandonado no encontro entre as Ruas Álvaro Chaves e Nórdica, próximo ao balão do Mondubim. Por volta das 13h15, os militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) identificaram um dos suspeitos. Roberto de Souza Freitas (25), sem antecedentes, foi encontrado em uma localidade no Parque Santana. Ele tentou se esconder em um matagal, mas os militares fizeram uma incursão no local, momento em que houve a troca de tiros.

O suspeito foi lesionado e socorrido ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Durante a ação, os PMs do Bope apreenderam uma pistola, que estava em poder do infrator. Equipes policiais continuam no local, a procura de outros envolvidos na ação que vitimou o subtenente e também com o objetivo de localizar as armas que foram roubadas do militar. As investigações estão a cargo da 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que é responsável por crimes cometidos contra agentes da Segurança Pública.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.