Governo do Ceará decreta situação de emergência em três municípios devido à seca

5 de junho de 2020 - 17:20 # # # # # #

Apesar de chuvas acima da média, armazenamento de água em reservatórios no Ceará preocupa autoridades.

O Governo do Ceará decretou situação de emergência em três municípios atingidos pela seca. A medida foi publicada por meio do Decreto Estadual nº 33.609, na edição dessa quarta-feira, 3, do Diário Oficial do Estado (DOE). As cidades afetadas neste ano são: Monsenhor Tabosa e Pedra Branca (Sertão Central) e Salitre (Chapada do Araripe).

A situação de emergência ocorre mesmo depois do Ceará superar em 22% a média de precipitações para a quadra chuvosa. Ou seja, todas as macrorregiões registraram índices acima da média histórica. No entanto, as chuvas não foram regulares e nem todos os reservatórios municipais e estaduais receberam água suficiente.O reservatório localizado em Monsenhor Tabosa, por exemplo, tem volume de 1,3%, segundo dados do Portal Hidrológico, ferramenta da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), que monitora cada região.

A situação de emergência deve vigorar pelo prazo de 180 dias a partir da data de publicação e contará com mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) para atuar nas respostas à seca. As ações visam garantir o acesso à água para consumo humano e animal, comprometido devido à irregularidade das chuvas e as elevadas temperaturas, segundo o decreto. Técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará emitiram o parecer, que consubstanciou a elaboração do referido decreto.

O número de municípios que estão em situação de emergência em 2020 é significativamente inferior se comparado ao mesmo período do ano passado. No fim de abril de 2019, o Governo do Estado declarou emergência por seca em 26 municípios. Na oportunidade, a Defesa Civil disse esperar pela continuidade das operações de carro-pipa tanto em âmbito estadual quanto em âmbito federal para que a crise fosse combatida.