Homem oferece dinheiro a PMs após ser flagrado com cigarros sem nota fiscal

1 de junho de 2020 - 14:36 # # # # #

Policiais militares lotados na Força Tática do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam um homem flagrado com 114 maços de cigarros importados sem nota fiscal que comprovasse a origem da mercadoria. Para não ser conduzido à delegacia diante da ilegalidade da conduta, o suspeito ofereceu a quantia de R$ 2 mil para os policiais, que rejeitaram a proposta e deram voz de prisão. O caso aconteceu na última sexta-feira (29), em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

A composição da Força Tática fazia patrulhamento pelo bairro Araturi quando foi alertada sobre um local que estaria comercializando cigarros importados que não possuíam nota fiscal. A equipe iniciou as diligências e encontrou o endereço. Lá os PMs encontraram uma motocicleta que estava com o baú entreaberto, exibindo alguns maços de cigarros. Diante da suspeita, os militares bateram à porta de um comércio e foram recebidos pela mãe do suspeito. Dentro do imóvel, eles encontram mais duas caixas contendo maços de cigarros.

Como o homem não estava no momento, os policiais aguardaram a chegada dele para que ele se explicasse. Ricardo Tabosa Spinosa (32), sem antecedentes criminais, chegou, se apresentou aos militares, prestou esclarecimentos sobre os cigarros, mas não conseguiu comprovar a mercadoria com nota fiscal. Quando os policiais disseram que o levariam à delegacia, Ricardo ofereceu R$ 2 mil para os militares, que recusaram a vantagem indevida e conduziram o homem à Delegacia Metropolitana de Caucaia.

Diante das evidências apresentadas pelos PMs durante a ocorrência na delegacia de Polícia Civil, Ricardo foi autuado em flagrante por corrupção ativa, que é o oferecimento ou a promessa de vantagem indevida a funcionário público, e pelo crime de descaminho, que é a introdução de mercadoria no país sem o pagamento do tributo devido. Ao todo, 114 maços de cigarros importados foram apreendidos.

A Polícia Civil abriu inquérito policial para investigar a origem da mercadoria e a participação de outras pessoas envolvidas no delito. O caso foi transferido para o 23º Distrito Policial, que dará continuidade às apurações.