Em menos de 24 horas, BPRE da PMCE apreende três armas de fogo em posto fixo da CE 065

1 de junho de 2020 - 18:23 # # # #

Em menos de 24 horas, policiais militares lotados no Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) apreenderam três armas de fogo durante abordagens a motoristas no posto fixo da rodovia CE 065, em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. Todos os procedimentos foram levados para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). As apreensões aconteceram entre esse domingo (31) e esta segunda-feira (1º). A quantidade equivale a quase metade das armas apreendidas em maio deste ano em todo o Estado pelo BPRE, quando sete armas foram retiradas de circulação.

Por volta das 10 horas desse domingo (31), os PMs apreenderam uma pistola calibre 380, dois carregadores e 34 munições de mesmo calibre. O armamento estava com um motorista de 26 anos que dirigia uma BMW 320i. Antes da abordagem, o condutor avisou que a arma estava no porta-luvas do carro e se apresentou como atirador esportivo. Porém, não apresentou nenhuma documentação que o permitisse o tráfego da arma, apesar de ter apresentado certificado de registro de arma de fogo (CRAF). Ele foi levado para delegacia, onde prestou esclarecimentos à autoridade policial.

A segunda apreensão aconteceu por volta das 14h30min, quando os PMs abordaram o motorista de uma Toyota Hilux. Após verificarem a documentação do veículo, os militares revistaram o automóvel. Dentro de uma bolsa, os PMs encontraram uma pistola calibre 380 com 19 munições. O motorista alegou que não sabia que o armamento estava na bolsa e revelou que era atirador esportivo. A arma, segundo ele, possuía certificado de registro de arma de fogo (CRAF), assim como ele tinha autorização para o tráfego, mas não apresentou nenhuma as documentações. Diante dos fatos, ele foi conduzido à delegacia.

Já na madrugada desta segunda (1º), um terceiro motorista, que conduzia um Ford Ranger, foi abordado e encontrado com uma arma de fogo. Inicialmente, o condutor do veículo negou que estivesse carregando arma, mas, ao perceber que haveria uma revista no automóvel, ele revelou que portava uma pistola calibre 380 com 20 munições de mesmo calibre. O homem apresentou aos policiais um certificado de registro de arma de fogo vencido. Por esse motivo, também foi levado à delegacia.

Os três homens, que não tinham passagens anteriores pela Polícia, foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Os inquéritos instaurados na Delegacia Metropolitana de Maracanaú foram transferidos para o 28º Distrito Policial, também no Maracanaú. A unidade policial investiga os fatos.