CBMCE inova e cria apiário próprio no Interior do Estado

1 de junho de 2020 - 18:59 # # # # # #

Ao longo do ano são comuns ocorrências envolvendo enxames de abelhas. Seja por um grande acúmulo ou até mesmo por ataques, as ocorrências são mais acentuadas durante o período do verão, onde as flores florescem. A 6ª Companhia do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (CBMCE), com sede em Canindé, inovou no modo de atuar perante ocorrências desta natureza. Após realizar a captura dos animais, as equipes da 6º Cia/3º BBM estão realizando a criação das abelhas em um apiário próprio.

Após um estudo se seria possível ter um apiário próprio, o CBMCE, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), criou o local apropriado para a criação dos animais. Os comandantes da 6º Cia do CBMCE, tenente-coronel Sousa Júnior e o 1º tenente Erasmo, junto com o presidente da Ematerce, Antônio Rodrigues de Amorim, disponibilizaram um curso de apicultura para os militares que fossem administrar o criadouro. Afinal, a partir de agora, os bombeiros passaram a não somente capturar as abelhas, mas também a criá-las, preservando assim, a natureza. O mel produzido pelos animais é consumido pela própria unidade do CBMCE.

O curso foi ministrado pelo presidente da Ematerce, Amorim, pelo técnico em Apicultura da Ematerce, Chico Filho, e pelo técnico em apicultura e criador de abelhas, Estevão. Ao todo, 30 profissionais de diversas entidades participaram do curso, sendo elas: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Enel e apicultores da região.

Dicas de prevenção

Como a maioria dos animais, as abelhas têm suas formas de se defender. O animal utiliza um ferrão que pode ser muito nocivo ao ser humano. É importante manter uma certa distância de colmeias e enxames de abelhas. Separamos algumas dicas para se manter seguro ao ter um possível encontro com o animal.

Caso visualize um enxame de abelhas em seu quintal, ou elas estejam em alguma árvore perto de você, jamais tente fazer a remoção por conta própria. Se afaste, e entre em contato com o Corpo de Bombeiros, para que as unidades do CBMCE possam realizar a remoção de forma adequada e segura.

Fique sempre atento às crianças durante o período que estão brincando. Durante a quarentena, as crianças tendem a passar mais tempo em casa, podendo brincar em jardins e quintais. Oriente seus filhos para que não brinque próximo ao enxame e não jogue nenhum objeto nas abelhas.

Afaste os animais domésticos do enxame, qualquer barulho que eles façam, poderá irritá-las e desencadear um ataque.

Pessoas comprovadamente alérgicas devem evitar caminhadas em locais próximos a matas.