Dia do Estatístico: a importância desses profissionais na análise de dados e na criação de estratégias pela SSPDS

29 de maio de 2020 - 15:48 # # # # # # # # # # #

Certamente você já deve ter ouvido ou lido nos meios de comunicação sobre números e porcentagens usados para representar situações passadas e atuais e projetar cenários futuros da forma mais fidedigna possível. Seja na segurança pública, na saúde ou na educação, o uso inteligente da matemática que nos circunda serve como subsídio para as tomadas de decisões por gestores, em diferentes contextos. Neste dia 29 de maio é comemorado o dia dos profissionais que estão por trás desse trabalho: os estatísticos. Na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), eles desenvolvem um papel indispensável, principalmente quando se trata da análise de dados a serem aplicados na construção de ações estratégicas.

“Para que um gestor, seja ele de qual área for, trace estratégias e tome decisões que transformarão a vida de seus profissionais e da população, uma das ferramentas imprescindíveis é o trabalho oriundo dos estatísticos. São os números consolidados pela Geesp que nos permitem agir a partir de dados e baseados na ciência, com objetividade e sem achismos ou especulações. Então o estatístico é um profissional que a Secretaria da Segurança valoriza bastante”, disse o secretário da SSPDS, André Costa.

O setor responsável pela geração das estatísticas criminais no Ceará é a Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, que é vinculada à SSPDS. Corriqueiramente conhecido pelos servidores simplesmente como a “estatística”, a Gerência analisa e disponibiliza dados relacionados às 22 Áreas Integradas de Segurança em todo o Estado, que englobam os 184 municípios cearenses. Para isso, são adotadas metodologias voltadas à produção de números consistentes, contribuindo com a elaboração de estudos no âmbito interno ou externo, capazes de gerar conhecimento qualificado.

É por meio da consolidação desses números feita por esses profissionais diariamente, que a pasta divulga com transparência seus principais indicadores, como os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os homicídios dolosos/feminicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio; os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), com roubos em geral; e Furtos.

“A estatística é fundamental para o trabalho de análise de dados e direcionamento do planejamento estratégico da segurança pública. Por isso, o trabalho da Geesp é tão importante para as tomadas de decisões. Todas as avaliações das políticas em andamento nascem na correta coleta, análise e limpeza dos dados executadas por esta área da Supesp”, finaliza o superintendente da Supesp, Aloísio Lira.

Atuação

Os primeiros passos do setor iniciaram no fim de 2008, e de lá pra cá, já foi chamado de Célula de Estatística da Coordenadoria de Inteligência (Celest/Coin) em 2009; por Central de Estatística (Cenest) no final de 2010; e por Assessoria de Análise Estatística e Criminal da SSPDS (Aaesc/SSPDS) em 2012. Em agosto de 2018, com a regulamentação do Decreto Estadual nº 32.796 com a criação da Supesp, os estatísticos passaram a compor a estrutura organizacional da vinculada, agora com o nome de Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp).

Durante esse caminho percorrido desde o fim de 2008, o setor responsável pela estatística da SSPDS já atendeu aproximadamente 23 mil demandas por dados. Todo esse processo foi proveniente do empenho da segurança pública cearense em diagnosticar todos os cenários e estruturar uma instituição bem definida para o estudo, análise e divulgação de indicadores criminais.

“Tratar e consolidar os dados criminais não é uma tarefa fácil, exige muita atenção, concentração, critérios e adoção de metodologias, pois os números são coletados de diversas fontes, como das Polícias Civil e Militar, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Perícia Forense (Pefoce). Muitas vezes, é necessário contestar, tirar dúvidas e até mesmo solicitar correções a quem compete à informação, para torná-las consistentes. É um trabalho que exige também muita competência profissional, responsabilidade, ética, confiança e sigilo dos dados. E estas são qualidades exigidas a todos que fazem parte da Geesp”, ressalta a gerente de Estatística e Geoprocessamento da Supesp, Andrea Martins.

Referência no País

A atuação da Gerência é pautada pela doutrina da SSPDS e pelo Governo do Estado do Ceará de manter a transparência em suas informações, disponibilizando-as à população em geral e à imprensa. Andrea salienta ainda que o Ceará ocupa posição de destaque nacionalmente quando se trata da excelência com seus números. “Vale ressaltar que o Ceará se enquadra no Grupo 1 de Qualidade pelos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais. Este grupo é formado por estados que apresentaram maior qualidade das informações, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública”, explica.

Mensalmente, a Geesp participa das reuniões do Programa Em Defesa da Vida, promovidas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da SSPDS com a presença do secretário da SSPDS e dos chefes das vinculadas (Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Supesp). Com a análise do cenário atual do Estado, os gestores debatem estratégias no âmbito do policiamento ostensivo e da polícia judiciária. Não é à toa que a Secretaria da Segurança Pública reforça a importância do registro do Boletim de Ocorrência (BO) pela população que é vítima de um crime, pois ele é um dos mecanismos que geram estatísticas sobre um território específico e que pautam as ações das forças de segurança.